terça-feira, abril 16A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Uso de máscara e distanciamento são obrigatórios nos parques estaduais

Please enter banners and links.

Os parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura, em Cuiabá, e Serra Azul, em Barra do Garças foram reabertos para caminhadas, trilhas e corridas. Os usuários devem deixar o parque assim que finalizar as atividades físicas. –

Sema/MT –

Os parques estaduais foram reabertos no último sábado (25.04) para caminhadas, corridas e trilhas, de acordo com o Decreto do Governo de Mato Grosso nº 462.
Os parques estaduais foram reabertos no último sábado (25.04) para caminhadas, corridas e trilhas, de acordo com o Decreto do Governo de Mato Grosso nº 462. – Foto por: Tchélo Figueiredo – Secom-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) reforça o alerta do uso obrigatório de máscaras e de manter a distância social de 1,5 metros de outras pessoas ao se exercitar nos parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura, em Cuiabá, e Serra Azul, em Barra do Garças. As máscaras devem ser usadas durante todo o período de permanência no parque, inclusive durante as atividades físicas. Os usuários devem deixar o parque assim que finalizar os exercícios.

Os parques estaduais foram reabertos no último sábado (25.04) para caminhadas, corridas e trilhas, de acordo com o Decreto do Governo de Mato Grosso nº 462. Não são permitidas nenhum tipo de atividade que caracterize aglomeração, como piqueniques, rodas de conversa, eventos ou atividades esportivas em grupo.

“O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) reforçará o controle, de forma integrada com à Sema, para que as medidas de segurança que estão nos decretos governamentais com foco na saúde pública sejam cumpridas”, afirmou a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto.

Tenente coronel Rodrigo Eduardo Costa, comandante do BPMPA, reiterou a ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e com Batalhões de Polícia Militar das regiões onde estão localizados os parques.

“Estamos realizando rondas em pontos demonstrativos, em locais e horários mais específicos para poder orientar a população sobre o uso obrigatório de máscaras e distanciamento. Muitas pessoas ainda não têm esse conhecimento. Estamos auxiliando os funcionários das unidades e, se preciso, tomaremos medidas mais enérgicas, como a retirada das pessoas que não colaborarem com as normativas dos parques”.

Funcionamento dos parques

Os parques estão em funcionamento de 6h às 17h, com acesso apenas pela entrada principal. Entre 17h e 18h os locais passam por processos de limpeza e higienização dos banheiros e demais instalações. Nos parques situados em Cuiabá, o estacionamento está limitado a 50% do número de vagas. Já no Serra Azul, em Barra do Garças, é permitido o acesso de apenas dez veículos por dia, conforme restrição definida pelo Conselho Consultivo da Unidade.

As academias ao ar livre, praças e demais espaços de convivência das unidades de conservação permanecerão fechadas, para garantir o distanciamento social durante o uso do Parque.

Confira a seguir as regras para utilização dos Parques Estaduais (Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flô, Serra Azul).

– Uso obrigatório de máscara durante todo período de permanência;

–  Distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas;

– Deixar o parque assim que finalizar a realização das atividades físicas;

– Não realizar piqueniques, eventos, atividades em grupo ou qualquer ato que caracterize aglomeração de pessoas;

–  Pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação;

– Está proibido o acesso a academia ao ar livre, praças e demais espaços de convivência;

– Horário de funcionamento das 6h às 17h;

– Acesso limitado a 50% do número de vagas do estacionamento no Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô e dez veículos por dia no Parque Serra Azul;

– Entrada somente pelo portão principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: