segunda-feira, abril 15A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

MT tem 1.273 leitos, 326 são de UTI exclusivos para Covid-19

Please enter banners and links.

No documento constam os leitos do Estado, Governo Federal e dos municípios, de acordo com o que foi informado ao Ministério da Saúde –

Secom-MT –

Dos leitos de UTI, 132 são da rede pública estadual ou foram contratados pelo Estado
Dos leitos de UTI, 132 são da rede pública estadual ou foram contratados pelo Estado – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentaram ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado a relação completa dos leitos destinados exclusivamente para o tratamento dos pacientes com a Covid-19. A relação foi entregue na tarde de segunda-feira (20.04).

No documento constam os leitos do Estado, Governo Federal e dos municípios, de acordo com o que foi informado pelos gestores ao Ministério da Saúde.

Conforme a relação, serão 1.273 leitos, entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para os pacientes com coronavírus. Destes, 326 são leitos de UTI. Todos esses leitos estarão disponíveis, 100% para os pacientes da covid-19, a partir do dia 4 de maio.

Dos leitos de UTI, 132 são da rede pública estadual ou foram contratados pelo Estado na iniciativa privada e hospitais filantrópicos.

A prefeitura de Cuiabá informou que irá dispor de 139 leitos de UTI. Sendo que, 60 estão no Novo Pronto Socorro, 49 no prédio do antigo PS e 30 no Hospital São Benedito.

Os demais leitos serão disponibilizados pelo Hospital Universitário Júlio Müller (21) e pelas prefeituras de Barra do Garças (5), Juína (6), Rondonópolis (10) e Tangará da Serra (13).

“Essa transparência nas informações é fundamental para que seja feita a regulação dos leitos, no caso do aumento no número de pacientes da covid-19. Além disso, será importante a fiscalização para saber se os leitos estarão ou não disponíveis para os pacientes”, destacou o governador Mauro Mendes.

Dia 22 de abril

O secretário Gilberto explicou que a liberação dos leitos está ocorrendo de forma gradativa. A partir desta quarta-feira (22.04), segundo as informações repassadas pelas prefeituras e governo, serão 104 leitos de UTI disponíveis em todo o Estado e 403 leitos de enfermaria.

Ainda segundo o gestor, “todo o trabalho é realizado para garantir que não faltem leitos para os pacientes e o sistema de regulação possa funcionar”.

“Temos um hospital inteiro sendo destinado para ser a referência em coronavírus, que é o Hospital Metropolitano. Além disso, temos leitos nos nossos Hospitais Regionais e também compramos serviços em unidades privadas e filantrópicas. Outro ponto que devemos ressaltar é que adquirimos 10 ambulâncias UTI para dar suporte nos casos em que for necessário o transporte terrestre e também temos UTI aérea”, ressaltou Gilberto Figueiredo.

O secretário ainda destacou que na data de hoje, conforme as informações dos municípios há 27 leitos de UTI para covid-19, sendo que 3 estão ocupados com pacientes em tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: