sábado, abril 13A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Diamantino: Município é o primeiro a realizar atendimentos do Programa Mais MT Sorrindo

Please enter banners and links.

Assessoria da Prefeitura –

Com o objetivo de cuidar da saúde bucal de crianças entre 5 a 12 anos, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), em parceria com a Prefeitura de Diamantino, realizou no mês de setembro um tratamento inovador e não invasivo para a retirada de cáries em dentes decíduos e permanentes em alunos da rede municipal de educação. Mais de 70 crianças foram examinadas. 

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Diamantino foi a primeira cidade do estado a realizar as ações do Programa Mais MT Sorrindo, que será referência no tratamento restaurador atraumático de cáries (ART) em todo o estado. Por meio do procedimento, a criança não sente dor ou incômodo, pois não há o uso da caneta de alta rotação, broca ou anestesia.

Na área há mais de 25 anos, a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Drª Andrea Coelho, falou sobre a escolha do município para ser o primeiro a realizar as atividades do programa.

“Diamantino foi escolhido como cidade piloto pois mostrou ao estado uma equipe de saúde muito comprometida e coesa com os processos de trabalho. É um programa transformador e tenho certeza que o município está preparado para atuar.”

A coordenadora ainda explicou a visão do governo estadual em promover agilidade nos atendimentos e tratamentos. “Esse trabalho é uma forma de repensar a saúde bucal do Estado de Mato Grosso, é sair do convencional e focar na prevenção e no cuidado.”

Para aprenderem mais sobre o programa, cerca de 43 profissionais de saúde bucal da Regional de Diamantino passaram por capacitações. O município recebeu profissionais de Rosário Oeste, Nobres, Alto Paraguai, Nortelândia e São José do Rio Claro.

Cerca de 73 crianças passaram pela escovação supervisionada, onde receberam informações sobre como cuidar da higienização bucal e realizar a escovação correta. Em seguida, por meio de uma triagem, foram examinados 20 casos que se enquadraram em receber o ART e outros que possuíam necessidade de atendimento clínico junto às unidades de saúde. 

Um dos responsáveis pela capacitação, o professor cirurgião-dentista Dr. Thyago Munoz, falou sobre a preparação dos cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal.

“Os profissionais passaram por uma capacitação teórica, onde tiveram contato com os processos de mudança na odontologia e o passo a passo sobre a realização segura e integral do tratamento restaurador atraumático de cáries. É um método permanente que dá resolutividade aos casos que necessitam de encaminhamentos.”

De acordo com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado, os resultados obtidos no município serão incrementados no protocolo de serviço que será replicado no estado.

A odontóloga e coordenadora de saúde bucal do município de Nobres, Drª Angélica Secchi, foi a primeira profissional a realizar o tratamento não invasivo no projeto piloto e compartilhou a emoção em ver novos métodos para atendimento dos pacientes. 

“É um privilégio estar aqui como convidada de Diamantino. Acredito que seja muito importante estarmos abraçando esse projeto, que com toda certeza alcançará efetivamente as crianças que mais precisam. Outro ponto positivo é ver o paciente saindo 100% sem dor e com um procedimento que é permanente.”

A cirurgiã-dentista da unidade de saúde do Bairro da Ponte há mais de 20 anos, Drª Eucenia de Souza, comentou sobre como as ações do programa ajudarão a reforçar o trabalho de educação em saúde que é realizado no município de Diamantino.

“Temos o Programa Saúde na Escola que atuamos diretamente na comunidade, ensinando a escovação correta e outros cuidados com a higiene bucal. Agora, com esse projeto que vem para complementar nossas ações, conseguimos minimizar os prejuízos e danos aos dentes das crianças.”

O Prefeito de Diamantino, que também é médico pediatra, Dr. Manoel Loureiro, destacou a alegria em ver a cidade como destaque de trabalho no estado.

“Diamantino foi novamente escolhido como piloto para mais uma importante ação no estado. Essa oportunidade só é possível graças a nossa equipe de odontologia municipal que sempre abraçou a causa e os trabalhos de maneira resolutiva e completa. Fico feliz de ver o município ser reconhecido como atuante e promissor no Mato Grosso.” 

A secretária municipal de Saúde, Marineze Meira, também acompanhou de perto os atendimentos na Escola de Tempo Integral Brás Maimoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: