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ALMT retorna atendimentos do Espaço Cidadania

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por MAÍRA NIENOW

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) retomou os atendimentos no Espaço Cidadania. Foram reativados os postos da Politec, para confecção de carteiras de identidade, da Defensoria Pública, do Procon e do Detran, todos em funcionamento mediante agendamento prévio pela central de atendimento. Telefones e informações sobre documentos disponíveis aqui.

“Como a situação epidemiológica ainda demanda alguns cuidados, estamos retornando os atendimentos de forma gradativa, mantendo as restrições de acesso e cumprindo os protocolos de biossegurança, para garantir o bem-estar e a saúde dos cidadãos e dos servidores da Casa”, explica a ouvidora-geral da Assembleia Legislativa, Uecileny Fernandes, a Leninha. Ela alerta ainda que o uso de máscaras e o distanciamento social também fazem parte das medidas protetivas que precisam ser seguidas. 

A ouvidora explica que durante o período em que o espaço esteve fechado para atendimento ao público, diversas melhorias foram feitas estruturais e tecnológicas para dar mais agilidade aos processos. “Ao longo do último ano, a unidade passou por algumas reformas e hoje dispõe inclusive de um espaço exclusivo para atendimento às crianças, cuja demanda sempre foi muito grande aqui. Agora este é o único lugar que conta com uma estrutura totalmente adaptada para atendimento de emissão de RG para bebês e crianças”, destaca.

Outra mudança importante foi a aquisição de equipamentos e sistema biométrico para coletas das digitais e registro de imagens. “Com isso, não usamos mais tinta, nem papel e não precisa mais trazer foto impressa. Todo sistema agora é automatizado e já entra para o banco de dados. O que dá mais segurança e agilidade”, afirma.

Agendamentos Espaço Cidadania – Conforme estabelece a Resolução Administrativa nº 48/2021, os atendimentos ao público externo ocorrerão das 7h às 17h. No caso da confecção de carteira de identidade e Defensoria Pública, os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (65) 3313-6529. Para emissão de documento o atendimento diário está limitado a 100 pessoas. No caso da solicitação de declaração de hipossuficiência financeira para gratuidade no processo, a defensoria está com prazo de cinco dias para entrega, após o pedido.

O único serviço que dispensa o agendamento é a retirada dos documentos que já estão prontos. Para isso basta comparecer com o comprovante em mãos durante horário de funcionamento.

Já os interessados nos serviços do Procon devem ligar para (65) 3313-6528. E, para os serviços do  Detran, o agendamento deve ser feito pelo site oficial do órgão, para acessar clique aqui.

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