Iniciativa do Tribunal de Justiça beneficia diretamente 40 municípios que não possuem unidades físicas de conciliação e mediação –
Coordenadoria de Comunicação –
Garantir o acesso à Justiça, mesmo nos locais mais distantes dos grandes centros, é uma prioridade que impacta diretamente a vida da população. Em Mato Grosso, 40 municípios que não possuem unidades físicas do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) agora contam com o atendimento gratuito, on-line e eficiente do Cejusc Virtual Estadual, uma iniciativa do Poder Judiciário que tem transformado a forma como os conflitos são resolvidos no estado.
A ação beneficia especialmente cidades do interior, como Alto Taquari, Apiacás, Colniza, Cotriguaçu, Guiratinga, Poconé, entre outras, oferecendo aos moradores uma alternativa prática e acessível para resolver conflitos nas áreas de direito de família, consumidor, vizinhança e outros casos cíveis.
“Atualmente, o Cejusc atende 40 comarcas com as reclamações pré-processuais, justamente onde ainda não existe uma demanda proposta. As pessoas podem procurar diretamente o Cejusc, sem que exista uma ação judicial, e pedir uma audiência para resolver o conflito”, destaca a juíza coordenadora do Cejusc Virtual Estadual, Melissa de Lima Araújo.
Conciliação e mediação com apoio digital
Com funcionamento 100% on-line, o Cejusc Virtual Estadual realiza audiências por videoconferência, inclusive com suporte nos Pontos de Inclusão Digital – locais com computadores, internet e apoio de servidores para auxiliar a população. Isso permite que moradores dos municípios mais afastados participem das sessões de conciliação de suas casas ou de locais preparados especialmente para esse atendimento.
Nessas sessões, as partes são chamadas para conversar, com intermediação de um servidor público, em busca de acordos amigáveis e homologados pela Justiça, o que evita a abertura de processos judiciais e ajuda a desafogar o sistema.
Além das reclamações pré-processuais (RPPs), o Cejusc Virtual também atua em ações já judicializadas, por meio de audiências de conciliação e mediação encaminhadas pelas varas. A praticidade e agilidade do serviço favorecem a resolução de conflitos de forma mais humana e acessível.
Apoio direto aos municípios
A Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) reforça a importância de iniciativas como o Cejusc Virtual para garantir que todos os municípios, mesmo os que não são sede de comarca, tenham acesso aos serviços do Judiciário. Essa estrutura favorece a cidadania e fortalece a rede de apoio jurídico nas cidades menores, promovendo equidade e inclusão digital.
Como solicitar atendimento
Para ter acesso ao serviço, o cidadão pode entrar em contato com o Cejusc Virtual Estadual pelos seguintes canais:
- Celular/WhatsApp: (65) 99332-5268
- E-mail: cejusc.virtualestadual@tjmt.jus.br
- Click Jud: clickjudapp.tjmt.jus.br/cejusc
- Balcão Virtual: Acesse aqui
A lista completa dos municípios atendidos pelo Cejusc Virtual inclui:
Alto Taquari, Apiacás, Araputanga, Aripuanã, Brasnorte, Campinápolis, Cláudia, Colniza, Cotriguaçu, Dom Aquino, Feliz Natal, Guiratinga, Itaúba, Itiquira, Jauru, Juscimeira, Matupá, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Paranaíta, Pedra Preta, Poconé, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rio Branco, Rosário Oeste, São José dos Quatro Marcos, Santo Antônio do Leverger, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Pontos de Inclusão Digital
Diversos desses municípios também contam com os Pontos de Inclusão Digital, locais equipados para que a população possa acessar os serviços do Judiciário com o suporte necessário. Essa estrutura reforça a democratização da Justiça e amplia a atuação do Cejusc nos territórios mais afastados.