domingo, outubro 25A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Serviços de Assistência Social estão suspensos a partir desta segunda-feira

Please enter banners and links.

Secretaria irá informar o novo cronograma de atividades –

Assessoria –

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência informa que os serviços de atendimento oferecidos de forma presencial nas unidades estão suspensos a partir desta segunda-feira (23) até o dia 05 de abril. A adoção dessa medida foi anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira, estabelecendo medidas emergenciais e adicionais aos decretos municipais. A situação é em virtude da decretação de situação de emergência na prevenção e contágio pelo novo coronavírus.

“É importante que nesse momento, a Prefeitura de Cuiabá lidere esse processo e seja eficiente nesse trabalho conscientização. É um período que exige uma união de esforços, deixando as individualidades de lado e pensando no bem coletivo. Agindo dessa forma, temos a certeza que superaremos, de forma satisfatória, essa pandemia e Cuiabá será destacado positivamente como um ponto fora da curva”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Diante desse novo cenário, a equipe técnica da Assistência irá traçar novas sistemáticas de abordagem, uma vez que, uma das principais recomendações é evitar a aglomeração de pessoas e o contato direto. A realização de ações de abordagem está suspensas, no entanto em casos de extrema necessidade a população conta com um canal de comunicação para solicitar e agendar a visita da equipe da Secretaria, explica o o secretário municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho.  Por meio do telefone celular (65) 9 9238-7552, as pessoas podem fazer as denúncias e ou apontamentos onde as equipes poderão realizar a abordagem, com orientação correta de atendimentos à população em situação de rua. O canal funciona de domingo a domingo, até às 22h”, pontuou.

Um dos trabalhos que já são realizados desde o ano de 2017, é o Projeto Quero te Conhecer, que tem como principal objetivo, fazer o mapeamento da população em situação de rua, a fim de projetar estratégias funcionais que atendam às necessidades desse público. “O serviço especializado de abordagem social visa o atendimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua na prática da mendicância, trabalho infantil, entre outras formas de violação de direitos”, completou.

A medida adotada nos cinco albergues municipais, que tem uma capacidade de lotação de até 50 pessoas por unidade também é de prevenção e de higienização pessoal, além da orientação sobre o coronavírus. Os albergados estão sendo orientados sobre a importância da higienização pessoal, evitar o contato físico e ficar atento para qualquer sinal ou sintoma atípico que por ventura surgir. Todo o utensílio para alimentação, como copos e talheres descartáveis. Será distribuído álcool em gel e máscaras.

A Casa de Amparo e os Conselhos Tutelares continuam com a mesma rotina de trabalho.

No que tange ao atendimento voltado a população idosa, com idade igual ou superior a 60 anos, ofertadas pelas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além dos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) existentes nas unidades assistidas pela Assistência Social estão suspensas.  O mesmo ocorre com as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos envolve também as crianças e adolescentes assistidas, pelo mesmo período de 23 de março a 05 de abril.

Além das atividades com os idosos, todas as ações que estavam na programação mensal, que tenham um público superior a 100pessoas em locais abertos e 50 pessoas em locais fechados, também estão suspensas.

Todo o planejamento de atividades previsto para o mês de março está suspenso até o dia 05 de abril. As 14 unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Cras) estarão fechados, não sendo oferecido nenhum tipo de atendimento ao público.

Para o Restaurante Popular ficou estabelecida a limitação de 50 pessoas por vez, a fim de evitar a aglomeração do local.  A unidade funciona de segunda a sexta-feira e fornece almoço com preço acessível, onde todos os dias são servidos arroz, feijão, salada e carne (com a opção de carne branca ou vermelha) acompanhado de suco e sobremesa.

Assim que forem determinadas novas medidas relacionadas ao cononavírus, a Secretaria irá informar o novo cronograma de atividades. “Estamos trabalhando para oferecer o que há de melhor e mais viável para a população de baixa renda que precisa dos serviços públicos ofertados”, concluiu Wilton Coelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *