terça-feira, março 5A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Mato Grosso consolida-se como importante exportador de carne, com destaque para Egito e Emirados

Please enter banners and links.

Estado registra o segundo melhor resultado na exportação de carne bovina, impulsionado pelo aumento das vendas para Egito e Emirados Árabes –
Mato Grosso consolida-se como importante exportador de carne, com destaque para Egito e Emirados

Mato Grosso alcançou o segundo melhor desempenho na exportação de carne bovina, totalizando 589,19 mil Toneladas Equivalente Carcaça (TEC) destinadas a clientes em diversas nações. A receita atingiu US$ 2,11 bilhões, registrando uma redução de 23% em relação ao ano anterior, influenciada principalmente pelo menor valor médio pago por tonelada da proteína, que encerrou o ano passado com uma média de US$ 3.590,00, representando uma queda de 20,88% em comparação anual. Apesar da diminuição na receita, a quantidade de toneladas exportadas sofreu uma leve redução de 2,67% em comparação ao recorde de 2022, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do governo federal.

A China, ainda mantendo sua posição como principal compradora da carne do Estado, reduziu sua participação em 10,21 pontos percentuais em relação a 2022, respondendo por 53,91% das exportações de Mato Grosso. O Egito, por sua vez, aumentou em 8,39% o volume de carne adquirido, consolidando-se como o segundo maior consumidor da carne mato-grossense, com 34,61 mil toneladas. Os Emirados Árabes, com um crescimento de 61,39% no volume de compras, ocuparam a terceira posição, representando 5,10% das exportações totais, adquirindo 30,11 mil toneladas de equivalente de carcaça. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) no primeiro boletim do ano sobre a pecuária.

Fonte: Portal do Agronegócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: