sexta-feira, maio 24A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Vacinação contra dengue começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (13)

Please enter banners and links.

ROBERTA PENHA –

A partir da próxima segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde dará início à campanha de vacinação contra a dengue, voltada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.  Todas as unidades básicas de saúde da cidade estarão preparadas e aptas para administrar as doses da vacina, facilitando o acesso da população-alvo.

A escolha do público-alvo de 10 a 14 anos foi uma estratégia do Ministério da Saúde, por ser a faixa etária com o maior número de hospitalizações por dengue (16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023), após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. A delimitação do público-alvo foi necessária devido à capacidade restrita de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. Em Cuiabá, o público-alvo é de 44.469 pessoas.

O esquema vacinal recomendado pela campanha envolve a administração de duas doses da vacina, com um intervalo de três meses entre elas. Os pais ou responsáveis devem comparecer às unidades de saúde, munidos de documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação, para garantir o registro adequado da imunização.

“É importante salientar que, caso a criança ou o adolescente tenha sido diagnosticado com dengue recentemente, é necessário aguardar um período de seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Além disso, em casos de contaminação por dengue após a administração da primeira dose da vacina, a data prevista para a segunda dose deve ser mantida, desde que haja um intervalo mínimo de 30 dias entre a infecção e a aplicação da dose subseqüente”, alertou Valéria de Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

O secretário municipal de saúde, Deiver Teixeira reforçou a importância das famílias levarem as crianças e adolescentes para serem vacinadas contra a dengue. “A vacinação contra a dengue representa um passo importante na promoção à saúde, pois contribui para a redução da incidência de casos graves da doença e, consequentemente, na melhora da qualidade de vida dos cidadãos cuiabanos. É fundamental que os pais e responsáveis aproveitem essa oportunidade e levem suas crianças e adolescentes para serem vacinados, pois a prevenção ainda é a melhor forma de combate a essa doença, e a vacinação é uma ferramenta poderosa nesse sentido”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: