sábado, maio 25A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Sessão solene em comemoração aos 41 anos da AMM é marcada por homenagens a prefeitos e ex-colaboradores

Please enter banners and links.

Agência de Notícias da AMM –

Os 41 anos de fundação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) foram celebrados nesta terça-feira (7), durante sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A solenidade foi marcada pela entrega de Moção de Aplausos a 68 pessoas, entre prefeitos que encerram o segundo mandato no fim deste ano e ex-colaboradores que contribuíram para o fortalecimento da instituição ao longo das últimas décadas.

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou a importância das homenagens como reconhecimentos àqueles que ajudaram a consolidar a instituição na vanguarda do municipalismo no estado. “Estamos comemorando aqui na Assembleia, onde são debatidas todas as questões atinentes às legislações que norteiam a administração pública. Nada mais justo que celebrarmos com essa sessão solene, que homenageia inclusive os prefeitos que já são reeleitos, que estão terminando o segundo mandato, como forma de dizer muito obrigado pela dedicação durante esses últimos anos”, assinalou, estendendo os agradecimentos aos ex-colaboradores da instituição.

Whats-App-Image-2024-05-07-at-18-36-55

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, que abriu  a sessão comemorativa, destacou o trabalho integrado com a AMM para o encaminhamento de algumas demandas dos municípios para este ano, como a suspensão do repasse do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para os municípios, além de questões relacionadas ao meio ambiente e redistribuição do ICMS. “Em todas essas situações vamos trabalhar junto com a AMM. Essa homenagem é um reconhecimento a essa entidade que tem sido muito importante para os municípios”, pontuou.

A deputada Janaína Riva ressaltou a parceria da associação com o parlamento estadual na realização de ações de atendimento aos municípios. “Estamos estreitando os laços entre a AMM e a Assembleia Legislativa, firmando convênios para capacitar gestores do executivo e servidores que fazem um trabalho essencial para o acesso de políticas públicas para os municípios”, frisou.

Whats-App-Image-2024-05-07-at-18-21-35

O deputado Júlio Campos, que era governador quando a AMM foi fundada, e doou o terreno para a construção da sede, também homenageou a instituição. “Quando eu era govenador de Mato Grosso tive o privilégio de chamar pouco mais de 30 prefeitos para criar a entidade com o objetivo de congregar os municípios. Hoje é com orgulho que vemos a AMM forte, coesa e renovada”, afirmou.

O prefeito de Canarana, Fábio Faria, que falou em nome dos homenageados, ressaltou o alcance institucional da associação. “Há 20 anos participo da AMM, desde quando eu era secretário. Tenho muita gratidão por fazer parte da entidade e parabenizo todos os homenageados que merecem esse reconhecimento por terem contribuído para ampliar a representatividade da associação”, frisou.

Whats-App-Image-2024-05-07-at-18-35-46-1

Um dos ex-colaboradores homenageados, o juiz Geraldo Fidélis, fez parte da primeira equipe jurídica da AMM. “Essa homenagem me faz lembrar o mês de junho de 1989, quando fui o primeiro estagiário de direito da associação.  Fui assessor e coordenador do setor jurídico e hoje sou magistrado.  A AMM foi uma grande escola, conheci todo o Mato Grosso e prestei serviço para todo o estado no final dos anos 80 e começo dos anos 90. Para mim serviu como uma verdadeira faculdade”, assinalou.

Whats-App-Image-2024-05-07-at-18-36-56-1

Protagonismo municipalista – Fundada em 4 de maio de 1983, a instituição tem sido uma peça chave no suporte e desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso, oferecendo recursos técnicos a suporte administrativo para as prefeituras. Ao longo de quatro décadas, a AMM se mobilizou para atender as demandas das administrações municipais, resultando em conquistas significativas. Entre essas, destacam-se o aumento dos repasses do Fethab, melhorias no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a implementação do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX), além de avanços na Lei Kandir e outros benefícios financeiros essenciais para os municípios.

A influência da AMM não se limita a questões financeiras. A associação tem uma presença ativa nas esferas estadual e federal, lutando por atualizações em políticas importantes como a do transporte escolar e maior inclusão dos prefeitos nas decisões governamentais. A parceria com a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público são exemplos de como a associação trabalha para capacitar prefeitos e suas equipes através de eventos, reuniões e formações técnicas.

Crédito fotos: Vicente de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: