sexta-feira, abril 12A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Nova gasolina já é fabricada. Entenda o que muda com o novo combustível

Please enter banners and links.

Uma gasolina composta por hidrogênio e gás carbônico, sem derivados de petróleo, já é produzida por empresas de e-combustíveis ao redor do mundo. Prometheus Fuels, Highly Innovative Fuels e Norsk e-Fuel são algumas das companhias que produzem esse combustível em parceria com empresas automotivas –
Nova gasolina já é fabricada. Entenda o que muda com o novo combustível

Esta nova gasolina já é testada por marcas como Porsche, Audi e BMW e pelo governo alemão. A Alemanha, no começo deste mês, liberou US$ 17 bilhões em subsídios para transformar usinas de gasolina comum em plantas de processamento de hidrogênio, segundo a agência de notícias Reuters.

A Fórmula 1, principal categoria do esporte automotivo, planeja começar a usar a gasolina sintética já em 2025, e pretende usar somente combustíveis sustentáveis a partir de 2026.

A composição da nova gasolina

A gasolina sintética em produção tem como ingrediente somente gás carbônico e água, da qual somente o hidrogênio é extraído e utilizado. Embora não tenha componentes derivados do petróleo, a sua combustão é semelhante à queima da gasolina comum.

Mas esse tipo de gasolina sintética não deve ficar disponível para ser usada por motoristas comuns tão cedo. “A dificuldade é que o custo atual para transformar CO2 e hidrogênio em combustível é muito alto — cerca de quatro vezes mais do que o de combustível derivado de petróleo”, disse Erwin Franieck, diretor-presidente do Instituto SAE4Mobility, à AutoEsporte.

Dificuldades legais de adotar a gasolina sintética

Carros com motores à combustão estão com os dias contados nos países da União Europeia. O bloco aprovou uma nova lei, em março do ano passado, que proíbe a venda de novos carros que usam combustíveis derivados do petróleo e diesel.

Entretanto, por pressão da Alemanha, que visa produzir gasolina sintética, a lei permitirá a venda de tais veículos após esta data mediante o consumo de combustíveis não poluentes.

Mesmo emitindo gás carbônico de forma semelhante à gasolina comum, o governo alemão argumenta que os e-combustíveis têm pegada de carbono neutra quando produzidos com energia renovável, de acordo com o portal Euronews. Além disso, por terem como um de seus componentes o gás carbônico capturado da atmosfera, o poluente lançado pela combustão não aumenta as emissões de gases do efeito estufa.

Fonte: Época Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: