quarta-feira, fevereiro 21A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Indicador Ipea registra alta da inflação para todas as faixas de renda em dezembro de 2023

Please enter banners and links.

No acumulado do ano passado, no entanto, houve queda da inflação para todos os segmentos em relação a 2022 –

Helio Montferre/Ipea


O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda apontou aceleração da inflação para todas as faixas de renda em dezembro. As famílias de renda alta e muito baixa foram as mais afetadas, com variações de 0,62% e 0,61%, respectivamente. As famílias de renda média alta tiveram a menor variação, de 0,51%.

Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira (17) e indicam que, no acumulado do ano, a inflação recuou para todos os segmentos de renda em relação a 2022, mas a queda foi mais intensa para as faixas de renda mais baixas, que passaram de 6,4% para 3,3%. A faixa de renda alta teve uma desaceleração mais modesta, de 6,8% para 6,2%, conforme a tabela abaixo:


A alta dos preços dos alimentos e bebidas foram os principais responsáveis pela inflação das famílias de renda mais baixa em dezembro, com destaque para os cereais (6,8%), os tubérculos (8,1%), as frutas (3,4%) e os óleos e gorduras (2,4%). O grupo habitação também influenciou, por causa da alta de 0,54% na energia elétrica.

As famílias de renda alta sentiram mais o impacto do grupo transportes, principalmente por causa do aumento de 8,9% dos preços das passagens aéreas, cujo efeito anulou o alívio vindo da queda dos preços dos combustíveis (-0,50%).

Em dezembro de 2023, a inflação desacelerou para todos os níveis de renda em comparação com o mesmo período de 2022, exceto para o segmento de renda alta. As famílias de renda mais baixa se beneficiaram da queda ou da menor alta dos preços dos artigos de limpeza (-0,10%), do vestuário (0,70%) e da higiene pessoal (0,19%), que ficaram bem abaixo dos valores de 2022 (1,3%, 1,5% e 3,7%).

Fonte: IPEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: