terça-feira, maio 21A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Taça das Favelas MT 2023 está com inscrições abertas até sexta-feira (6)

Please enter banners and links.

Campeonato apoiado pelo Governo do Estado traz oportunidades aos jovens no esporte –

Cida Rodrigues | Secel-MT –

Rogério Florentino –

A programação irá definir a seleção que vai representar o Estado no maior campeonato de futebol de campo entre favelas do país.

“É gratificante saber que os secretários e governador estão preocupados com o fortalecimento do esporte nas comunidades. A Taça das Favelas traz muitas oportunidades aos jovens em torno do esporte e, ficamos muito felizes em ter o Governo de Mato Grosso, por meio da Secel, impulsionando projetos como esse”, destacou o presidente da Central Única das Favelas (Cufa) em Mato Grosso, Anderson Zanovello.

As inscrições são gratuitas pelo site do evento e devem ser feitas pelas favelas que desejam disputar o campeonato, e não pelos times. 

As favelas selecionadas após essa fase de inscrição irão realizar o Dia das Peneiras, para selecionar os atletas do time. Podem participar desta fase mulheres a partir dos 14 anos, e garotos de 14 a 17 anos. Com vários jogos simultâneos, as peneiras nas favelas ocorrem de 14 a 15 de outubro.  

“A fase das peneiras é muito importante porque movimenta as favelas atrás de seus talentos. Por isso que, para participar da Taça das Favelas, não se inscreve o time, e sim a favela. É uma forma de darmos oportunidade a todos, àqueles que estão em projetos, mas também àqueles que gostam de bola e muitas vezes é um talento escondido que pode vir a ser revelado”, afirmou Zanovello.

O presidente da Cufa-MT explica ainda que será realizado um congresso técnico para apresentar as regras do Dia das Peneiras às lideranças das favelas inscritas. A atividade acontece no sábado (07.10), no auditório do ginásio Aecim Tocantins. 

Serão selecionadas 24 equipes, sendo 16 masculinas e 8 femininas, que disputam a final estadual, no dia 18 de novembro. Para definir a seleção de Mato Grosso que vai disputar a fase nacional do campeonato, será ainda realizada a peneira estadual, no dia 19 de novembro.

Qualquer jogador ou jogadora que tenha participado da Taça das Favelas MT 2023 pode participam da peneira que vai compor a seleção mato-grossense. A etapa brasileira da competição está prevista para ocorrer entre os dias 07 e 17 de dezembro, em São Paulo (SP).   

A Taça das Favelas MT 2023 é uma realização da Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e conta com o fomento da Secel-MT e apoio de outros parceiros.

Criada há 20 anos a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, a Cufa é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: