domingo, março 3A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Tradicional Festa de São Benedito será neste domingo (02) em Cuiabá

Please enter banners and links.

Festividades têm apoio do Governo de MT e incluem missa, procissão, comidas típicas e música regional, de quinta até domingo –

Graciele Leite-

A | ACom mais de 300 anos de história e tradição, será realizada neste domingo (02.07) a celebração de encerramento da Festa de São Benedito, em Cuiabá. As comemorações, que começaram no início do mês, serão encerradas na data com missa, homenagens ao santo católico e festejos da cultura regional, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A celebração deste ano conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

A programação desta semana começou nesta terça-feira (27.06) com a missa das 5h, Levantamento do Mastro e chá com bolo. As festividades continuam na quinta-feira (29.06), sexta-feira (30.06) e sábado (01.07), mantendo a tradição da missa das 5h e chá com bolo para os participantes. À noite, a partir das 18h, a comunidade recebe o povo cuiabano com comidas típicas e música regional.

No domingo, último dia da festa, a programação continua com as mesmas festividades dos dias anteriores, e inclui o almoço regional, às 11h30, e a procissão dos devotos, às 17h30. A noite termina com mais celebração ao santo católico, música e comidas típicas.

A Festa de São Benedito é uma das mais antigas e esperadas celebrações da população cuiabana e marca a história da cidade, a religiosidade e a ancestralidade do povo. Começou pela devoção dos escravos negros ao então monge Benedito de Palermo, popular pelos milagres feitos em vida. Era uma celebração dos pobres e excluídos, que não tinham representatividade social. Com o decorrer dos anos, a festa ganhou mais popularidade e alcançou outras classes sociais, tornando-se uma expressão da cultura regional.  

“Para mim e para a minha família, em prol de São Benedito, é uma grande alegria e uma honra muito grande. Um santo dos humildes e dos excluídos, que já realizou muitos milagres. Então eu só tenho a agradecer por tantas bençãos e proteção. E que São Benedito continue abençoando a nossa cidade e que a nossa cultura não morra. Porque além da festa religiosa, envolve também a cultura e a história do nosso povo cuiabano”, comenta o Rei da festa este ano, Paulo Simões.

Hoje, a Festa de São Benedito faz parte da tradição da cidade, e é uma das mais longas festas religiosas de Mato Grosso, durando em torno de mês entre o período de visita dos festeiros e esmoleiros, até o encerramento com a festa na Igreja.

“Os cuiabanos são muito devotos de São Benedito e ele é muito poderoso. Eu estou muito feliz de ter sido escolhida como rainha da Festa. É muito trabalho e responsabilidade, mas, como cuiabana, penso que não podemos deixar morrer essa tradição. Agradeço muito ao padre Pedro e a todos que me escolheram como festeira”, ressalta a Rainha da festa este ano, Lurdes Nigro, a dona Lurdinha.

A celebração deste ano conta com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio de emenda parlamentar, e é realizada pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Mitra Arquidiocesana de Cuiabá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: