segunda-feira, setembro 16A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Covid-19. Estudo conclui que vacinados podem transmitir o vírus. Especialistas alertam que certificado não substitui uso de máscara

Please enter banners and links.

 Expresso –

Resultados de um estudo norte-americano mudam o conceito de transmissibilidade. “Vacina é muito importante”, mas “não substitui o uso de máscara: é das medidas que mais protege”

© Horacio Villalobos/Getty Images

Quem tenha sido vacinado contra a covid-19 pode não ficar doente, mas transporta e transmite o vírus, conclui um estudo realizado pela Universidade do Massachusetts, citado pelo “Diário de Notícias”. O trabalho demonstra que a carga viral de uma pessoa vacinada mas que tenha contraído a doença é idêntica à de uma não vacinada. Alguns estados norte-americanos voltaram a instituir a obrigatoriedade do uso de máscara.

O imunologista Manuel Santos Rosa, professor catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra, considera que estas conclusões vêm “lançar novos desafios”. “Este dado vem mudar muita coisa, sobretudo o conceito de transmissibilidade. A vacinação é muito importante, mas antes pensava-se que a carga viral de um vacinado era reduzida, não permitindo a transmissão. Mas pelos vistos não é assim.”

“É preciso que as pessoas percebam que o certificado de vacinação nos dá algumas garantias, de que a pessoa está mais protegida contra a doença grave, mas não substitui o uso de máscara. Esta é das medidas que mais nos protege”, alerta o bastonário dos médicos, Miguel Guimarães. O médico sustenta que “a estratégia não terá de ser muito diferente, mas tem de fazer passar a mensagem que as regras de proteção individuais, como o uso de máscara, distanciamento físico e higienização das mãos, têm de continuar a ser cumpridas, mesmo pelas pessoas vacinadas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: