Please enter banners and links.
Secom-MT –
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (23.07) o Boletim Informativo n°137 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 4) que 9 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus: Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Jaciara, General Carneiro, Nova Xavantina, Paranaíta e Vera.
Ainda de acordo com informações contidas no boletim, os municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus são: Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Sapezal, Mirassol D’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, São José dos Quatro Marcos, Poconé, Poxoréu, Pedra Preta, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Nova Canaã do Norte, Nova Maringá, Guiratinga, Itanhangá, Santa Terezinha, Alto Taquari, Castanheira, Colniza, União do Sul, Torixoréu, Carlinda, Rondolândia, Santa Rita do Trivelato e Apiacás.
O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT disponíveis neste link.
O Governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19. O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. Para saber mais informações clique AQUI.
Veja a tabela de classificação de risco por município
Recomendações e cuidados
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
– Usar máscara quando sair de casa;
– Evitar aglomerações;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.