A Lei do silêncio, de n° 3819/99, é a que dispõe sobre padrões de emissão de ruídos, vibrações e outros condicionantes ambientais e dá outras providências
Assessoria –
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu nesta terça-feira (12), o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB), o vereador Vinicyus Hugueney (PP), a presidente da da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel- MT), Lorena Bezerra e membros da Ordem dos Músicos de Mato Grosso, para um diálogo a respeito da Lei do Silêncio (3899/99). Em pauta, foram debatidas as ações da Prefeitura de Cuiabá no combate e a fiscalização à poluição sonora, além de melhorias ao trabalho desempenhado.
Durante o encontro, o prefeito ponderou sobre a necessidade de revisão da legislação e informou que para esse trabalho irá contar com a participação de representantes dos setores. “A Prefeitura já está estudando a revisão dessa legislação que já tem 21 anos de vigência e, desde então, nunca houve alteração. Para trabalharmos nesse contexto queremos ouvir os setores e a nossa equipe irá estabelecer quais são as normas técnicas que precisam ser cumpridas. De maneira geral, precisa haver um equilíbrio onde a ordem pública seja estabelecida tanto para aqueles que necessitarem da legislação como para aqueles que devem seguir os parâmetros regulamentados”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.
Segundo os vereadores, a classe artística e os empresários do ramo tem solicitado auxílio do legislativo para alterações na lei. “O intuito desse agenda institucional é trabalhar em consenso entre as partes principalmente da população para que a gente faça uma remodelação da lei do silêncio, mas mantendo o equilíbrio. Estamos definindo uma data para fazermos audiência pública e pretendemos entregar para população uma lei mais flexível e que não afete tanto o comércio que também gera emprego, renda e desenvolvimento para nossa capital”, defendeu Misael.
Para o vereador Vinicyus Hugueney, a lei está defasada e precisa de urgente de adequação para que os estabelecimentos comerciais da capital possam funcionar regularmente.
FISCALIZAÇÃO:
A Lei do silêncio, de n° 3819/99 dispõe sobre padrões de emissão de ruídos, vibrações e outros condicionantes ambientais e dá outras providências. A fiscalização em Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.