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Sistemas integrados da Polícia Civil de Mato Grosso alcançam nove Estados do país

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Outros oito entes da federação do Brasil estão em fase de homologação para participar do grupo –

Assessoria | Polícia Civil

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Dois sistemas criados pela Polícia Civil de Mato Grosso passaram a ser utilizados pelas forças policiais de outros nove estados do país, de forma integrada e compartilhada, neste mês de agosto. Outros oito entes da federação do Brasil estão em fase de homologação para participar do sistema integrado.

Os Sistemas de Cartas Precatórias Interestaduais e do Ponto Central de Acesso e Autenticação foram criados pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI), da Diretoria de Execução Estratégica, da Polícia Civil de Mato Grosso, no ano de 2022.

Com a novidade, o programa dos sistemas foi compartilhado com o Comitê de Gestores de Tecnologia da Informação, que reúne os profissionais técnicos da área de todas as Polícias Civis do Brasil. Eles trabalharam, nos últimos dois anos, na atualização das plataformas mato-grossenses para que pudessem participar todos os Estados.

No dia 20 de agosto de 2024, foram colocados em pleno funcionamento os dois sistemas nos Estados de Mato Grosso, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Pernambuco, Amapá e Mato Grosso do Sul.

Atualmente, estão em fase de homologação para implantação dos sistemas as Polícias Civis do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Acre, Paraíba, Espírito Santo e Rondônia. Os Estados restantes se preparam para se integrar aos sistemas criados pela polícia mato-grossense e atualizado pelo Comitê.

O Sistema de Cartas Precatórias Interestaduais facilita a troca digital e segura de documentos policiais entre as polícias. As diligências policiais, que antes seguiam por e-mail ou até mesmo pelos Correios, passarão a tramitar por meio de um sistema próprio – o que dará celeridade, controle e encaminhamento e cumprimento destas demandas. Já o Ponto Central de Acesso e Autenticação (PCAA) garante a autenticação e o controle de acesso aos sistemas de forma protegida.

A integração oficial entre todas as Policiais Civis do Brasil foi lançada, nesta terça-feira (27), durante o Terceiro Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestares da Polícia Civil. O evento, que acontece em Alagoas, prossegue até sexta-feira (30). O objetivo é promover a interação entre as instituições policiais por meio de trocas de conhecimentos, experiências e ainda apresentação de novas tecnologias.

Com ele, as polícias podem atuar de forma conjunta para integrações de dados em áreas como inteligência, identificação de indivíduos, compartilhamento de fotografias, uso de inteligência artificial e entre outras.

Conforme o presidente do Comitê Gestor de Tecnologia das Polícias Civis do Brasil, investigador mato-grossense Fabio Arruda Goes Ferreira, o projeto representa a primeira integração nacional estruturada das instituições, o que pavimenta o caminho para futuros projetos de cooperação interinstitucional em âmbito nacional.

“O trabalho árduo das equipes de tecnologia da informação, ao longo dos últimos 24 meses, foi fundamental para que este projeto se tornasse uma realidade. A dedicação e a competência demonstrada por esses profissionais são dignas de reconhecimento e elogio, refletindo diretamente no sucesso dessa integração histórica”, diz Fabio Ferreira.

Para o gerente de Desenvolvimento de Sistema da COTI, escrivão Ricardo Rodrigues Barcelar, o lançamento do sistema de Cartas Precatórias Interestaduais representa o primeiro passo de um projeto nacional de troca de informações entre todas as Polícias Civis, proposto e capitaneado pela Polícia Civil de Mato Grosso em 2022.


“Foi um sistema construído durante quase 2 anos de trabalho, onde ouvimos as sugestões das Polícias Civis de outros estados, passamos por uma etapa de homologação e agora finalmente estaremos não só propiciando uma modernização na troca de cartas precatórias, mas também inaugurando o Ponto Central de Acesso e Autenticação (PCAA), uma ferramenta para troca de dados interestaduais que pode contemplar qualquer tipo de informação, funcionando em alta disponibilidade e abrindo o leque de possibilidades de interoperabilidade entre sistemas policiais”, completa o gerente Ricardo Barcelar.

A Polícia Civil de Mato Grosso destaca essa integração nacional pavimenta o caminho para futuras iniciativas que transformarão a maneira de atuação das investigações de ilícitos penais, sempre com o objetivo de oferecer um serviço mais eficaz e ágil à sociedade brasileira.

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