Sem aumentar tarifa –
SECOM –
Cuiabá é a única capital do país a ter 90% da frota operacional com ar-condicionado. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (7) pelo prefeito da capital mato-grossense, Emanuel Pinheiro, durante o ato de entrega de mais 22 novos ônibus e três vans para o atendimento exclusivo do programa Buscar. A frota de transporte público na capital atende a cerca de 200 mil pessoas diariamente. São 304 veículos operacionais rodando todos os dias.
Ao assumir a gestão, em 2017, a frota da cidade com climatização não chegava a 17%.
“São trinta e oito já entregues. E nesse mês de junho, até o início de julho, eu entrego mais cerca de trinta ônibus zero quilômetro, todos com ar-condicionado. Sabe o que é isso, gente? É meu compromisso com você. Eu fiz esse compromisso com você, com a população cuiabana. Com os milhares de usuários do transporte coletivo”, disse o prefeito.
Relembrando a criação das estações de ônibus climatizadas e a substituição de mais de 1,3 mil pontos de ônibus por toda a capital, o prefeito citou o compromisso com a população. “Assumi o compromisso de até dezembro de 2024 entregar 100% da frota climatizada e seguimos. Estou muito feliz”.
Em respeito ao meio ambiente, o prefeito ainda citou que todos os novos veículos são modelo Euro 6. Ou seja, são ônibus que são noventa por cento menos poluentes. “É o que há de mais novo, mais moderno, mais sustentável em termos de transporte coletivo. Eu fiz questão de trazer o que há de melhor para Cuiabá, para a nossa população usuária do transporte coletivo. E um fator importantíssimo que eu quero falar olho no olho: todo esse investimento foi feito sem aumentar a tarifa. Todo esse investimento foi feito sem aumento de tarifa. Estou derrubando aquela velha ideia de que tem que aumentar a tarifa para poder investir na frota. Não tem não. Tem é que ter compromisso com o povo. Tem que ter compromisso com a população e exigir um serviço de qualidade”.
Na manhã desta sexta-feira foram entregues:
- Dez ônibus da empresa VPAR;
- Cinco ônibus da Rápido Cuiabá;
- Sete ônibus da empresa Integração Transportes;
- Três vans destinadas ao Programa Buscar.