quinta-feira, novembro 21A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Integração Pecuária-Lavoura: Agricultura se torna a nova aliada de criadores em Mato Grosso

Fazendas especializadas em pecuária abraçam a agricultura para maior produtividade, sustentabilidade e rentabilidade –
Integração Pecuária-Lavoura: Agricultura se torna a nova aliada de criadores em Mato Grosso

Nos últimos anos, a integração lavoura-pecuária tem ganhado cada vez mais espaço nas fazendas de Mato Grosso, oferecendo uma abordagem inovadora para otimizar a produtividade e a rentabilidade. Tradicionalmente usada para recuperar pastagens degradadas ao converter terras para cultivo de grãos, a técnica agora é aplicada em um novo contexto, onde a agricultura auxilia diretamente a pecuária, proporcionando ganhos significativos para os criadores.

Esse modelo inovador de pecuária-lavoura vai além da simples recuperação de terras. Ele permite que fazendas antes voltadas exclusivamente para a criação de gado adotem a agricultura para melhorar a qualidade do solo e aumentar a produção. A estratégia não só diversifica os negócios como também traz benefícios ambientais e excelentes resultados econômicos.

Um exemplo prático dessa integração será apresentado no dia 10 de maio, durante a terceira etapa do 11º Simpósio Nutripura, que acontece na fazenda São Valentim, em Pontes e Lacerda. A propriedade, operada pelo Grupo Agrolina, que é cliente da Nutripura desde 2013, conta com 1.300 hectares. Há três anos, ela tinha capacidade para 2.500 animais em regime de recria a pasto. Desde então, começou um trabalho de intensificação por meio de planejamento estratégico e adoção de tecnologias inovadoras.

Hoje, a fazenda São Valentim tem um ciclo completo de produção, com 4.500 animais em 700 hectares de pasto, dos quais uma boa parte recebe adubação. Os outros 600 hectares, áreas mais degradadas, foram convertidos para o plantio de milho, visando a recuperação do solo. Esses números mostram que, com um planejamento cuidadoso e uso eficaz da tecnologia, é possível multiplicar a produtividade em um curto espaço de tempo.

Esse novo modelo de integração entre pecuária e agricultura destaca-se como um caminho promissor para fazendas em busca de eficiência e sustentabilidade. A adoção de lavouras temporárias para recuperação do solo, por exemplo, pode ser uma estratégia valiosa para outras propriedades enfrentarem desafios similares.

O evento em Pontes e Lacerda promete oferecer uma visão aprofundada dessa tendência crescente e inspirar produtores rurais a explorar a integração pecuária-lavoura como uma solução para diversificação, sustentabilidade e ganhos de produtividade. Com essa abordagem, criadores em Mato Grosso mostram que é possível inovar na pecuária, otimizando recursos e aumentando a rentabilidade sem comprometer a qualidade ambiental.

Fonte: Portal do Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação