RFI –
© ANDY BUCHANAN / AFP –
As empresas produtoras de refrigerantes, como Coca-Cola, Pepsi e Unilever, lideram a classificação dos maiores poluidores com plástico. Segundo um inquérito efectuado, pela ONG “Break Free From Plastic”, em vários países, a firma norte-americana, Coca-Cola, é a que mais polui o meio ambiente com plástico.
A ONG, “Break Free From Plastic, apelou os governos a actuar para obrigar os industriais a reduzirem a utilização do plástico, tido como uma matéria problemática, devido ao facto do seu fabrico ser baseado nas energias fósseis, como o petróleo.
Um terço dos detritos, apanhados no corrente ano de 2021, estava ligado à produção de grandes companhias industriais.
Break Free From Plastic, afirma que a norte-americana, Coca-Cola, está no primeiro lugar dos maiores poluidores, à semelhança dos últimos três anos, secundada pela Pepsi e a Unilever. Esta última , é um dos principais patrocinadores da COP26, conferência mundial sobre o clima das Nações Unidas, que decorre de 31 de Outubro a 12 de Novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia.
No top 10 das firmas cujas actividades poluem mais a Terra, figuram também a suiça Nestlé e a francesa Danone.
Por intermédio da classificação estabelecida, a rcitada ONG tencionou chamar a atenção das firmas para as suas responsabilidades, em relação ao meio ambiente.
De acordo com a “Break Free From Plastic”, a norte-americana Coca-Cola comprometeu-se a recuperar uma garrafa em cada vendida, mas somente daqui a 2030.
Fabricado a partir de energias fósseis, que em sua composição está o petróleo, o plástico produzido mundialmente em grandes quantidades, contribui para o aquecimento climático.