sexta-feira, novembro 22A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Vacina da gripe: crianças com até seis anos devem tomar a dose

Campanha nacional termina na próxima sexta-feira (09) –

Em meio à pandemia de Covid-19, os casos de gripe provocados pelo vírus Influenza também preocupam médicos e profissionais da saúde. Em 2019, a doença matou em média duas pessoas por dia no Brasil, segundo dados oficiais. Para evitar mortes, o governo federal realiza a campanha nacional de imunização que, neste ano, termina no dia 9 de julho para os grupos prioritários como idosos e crianças de seis meses a seis anos de idade. “Foi muito tranquilo. Ela não sentiu nada e ficou super bem”, diz Welida Farias que levou a sobrinha de 5 anos para receber a dose.

VACINA GRIPE: TIRE SUAS DÚVIDAS
O Ministério da Saúde disponibilizou aproximadamente 80 milhões de doses da vacina contra gripe. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A campanha nacional acaba no próximo dia 9. É necessário levar a caderneta de vacinação e um documento com foto.

Devem procurar um serviço de saúde para tomar a dose única os chamados grupos prioritários, que são: gestantes e mães com até 45 dias após o parto; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores; doentes crônicos e com outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência; membros das forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo; e trabalhadores portuários.

A campanha de vacinação contra a gripe ocorre ao mesmo tempo que a da Covid-19. Por isso, é preciso respeitar um intervalo de pelo menos 14 dias entre as duas vacinas. Quem ainda não tomou a dose contra Influenza, mas está perto, deve dar preferência para a vacina contra a Covid-19. Então, só depois de 14 dias, deve ser tomada a vacina da gripe.
Confira mais informações sobre a vacina contra a gripe provocada pelo vírus influenza e a lista dos grupos prioritários no site do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação