quinta-feira, novembro 21A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

BP Bunge Bioenergia consolida adoção de sistema de monitoramento de incêndios por satélite

Além da captação de imagens por satélite, plataforma utiliza inteligência artificial para disparar alertas de fogo em áreas de canaviais

São Paulo, julho de 2021 – Após um período de rigorosos testes de eficiência, a BP Bunge Bioenergia, uma das maiores companhias do Brasil no setor sucroenergético, está consolidando a adoção de sistema de monitoramento de incêndios em áreas de canaviais a partir do uso de imagens captadas por satélite.

A plataforma, desenvolvida pela empresa GMG Ambiental, permite que as equipes sejam alertadas sobre possíveis incêndios nos canaviais e em seu entorno. Pelo uso de inteligência artificial, o sistema tem capacidade de identificar autonomamente focos de fogo, emitindo alertas visuais e sonoros nas salas de monitoramento e ligação de aviso às brigadas de combate a incêndios. A ferramenta inclui também o envio de alertas via WhatsApp, com indicação da coordenada do foco de incêndio.

“A BP Bunge jamais usa fogo em suas atividades nos canaviais. Toda a colheita de suas 11 unidades é 100% mecanizada. Mas convivemos com riscos de incêndios nos canaviais, principalmente em épocas de seca, como a atual. Por isso, além de possuir estruturas e pessoal preparado para identificar focos de fogo, a empresa tem investido significativamente para reduzir os riscos com queimadas”, afirma Nadia Gama, diretora de HSSM (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da BP Bunge.

A plataforma adotada pela BP Bunge utiliza 13 satélites que monitoram áreas áreas de plantio e suas proximidades, disponibilizando as funcionalidades que agilizam o atendimento a ocorrências e gerando relatórios completos para o planejamento preventivo.

“O combate a incêndios exige que focos de fogo sejam identificados o mais rápido possível, para que as equipes de brigadistas, apoiadas por caminhões pipa, possam se deslocar com a maior urgência aos locais das ocorrências. Dessa forma, contar com uma ferramenta que utiliza imagens captadas por satélites e que dispõe de sistemas ágeis de alerta, como é o caso da plataforma da GMG, é um diferencial que tem contribuído significativamente para o sucesso das ações de combate a incêndios de nossa companhia”, acrescenta Nadia Gama.

Além da plataforma de captação de imagens por satélite, o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios investe na aquisição e manutenção de equipamentos; formação, treinamento e gestão de equipes com centenas de brigadistas; procedimentos de limpeza de máquinas e dos carreadores de acesso às áreas; manutenção de aceiros; promoção de campanhas internas e externas de prevenção, inclusive em parceria com as Associações do setor em cada estado de atuação; e gestão de sistemas de apoio.

Ao alto, à esquerda, monitor do sistema de controle de incêndios com imagens de satélite de áreas da operação agroindustrial, em sala de gestão de operações da BP Bunge – imagem produzida antes da pandemia (Crédito: Divulgação)

Sobre a BP Bunge Bioenergia

A BP Bunge Bioenergia, empresa formada a partir da joint venture das operações de açúcar, etanol e bioeletricidade da bp e da Bunge, está entre as líderes do mercado nacional de bioenergia e açúcar. Presentes nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de cerca de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. A empresa ainda é responsável pela gestão de 450 mil hectares de terras dedicadas à produção de cana-de-açúcar. Com aproximadamente 9 mil colaboradores, a BP Bunge Bioenergia está focada em ser referência mundial na produção de energia sustentável. Mais informações em https://www.bpbunge.com.br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação