quarta-feira, fevereiro 5A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Cuiabá: 8º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

Vigilância epidemiológica/SMS –

Desde o registro dos primeiros casos em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, publica semanalmente o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá. Dando continuidade à divulgação de informações sobre a COVID-19 em Cuiabá, esse é o 46º informe produzido, no qual apresentamos as informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 08ª Semana Epidemiológica (SE), compreendendo o período de 14 de março de 2020 a 27 de fevereiro de 2021.

Destaques da Semana Epidemiológica 08 – 21 a 27 de fevereiro de 2021

– Até 27 de fevereiro: – 53.665 casos de COVID-19 residentes em Cuiabá, 91,7% recuperados e 1.514 mortes.

  – A taxa de infecção é mais elevada entre 30 a 39 anos, contudo as taxas em crianças, adolescentes e jovens de 20 a 29 anos foram as que mais cresceram desde 18/julho/2020 – 909%, 1.433% e 996% respectivamente, evidenciando aumento superior do risco de infecção nesses grupos etários quando comparado com os demais.

  – Risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto na faixa etária de 20 a 29 anos, quando o risco é superior no sexo feminino.

  – Aproximadamente 10% das crianças e adolescentes internados foram a óbito.

  – A partir de dezembro se tem registrado o aumento de mortes, e esse padrão tem persistido nos meses de janeiro e fevereiro. Este ano (03 de janeiro a 27 de fevereiro) a média de mortes por semana atingiu 40,4/semana, sendo mais alta que em 2020 (14 de abril a 02 de janeiro de 2021) quando a média foi de 31,3 óbitos/semana

– Na última semana

  – 1.154 casos notificados de COVID-19 e 41 óbitos. Com média de 5,9 óbitos/dia.

  – Aumento importante nas taxas de ocupação de leitos de UTI adulto (79,5%) e de enfermaria (36,0%), quando comparadas com a semana passada – 60,0% e 26,4% respectivamente e manutenção da taxa de ocupação de UTI pediátrica nos hospitais de Cuiabá.

  – Redução do índice Rt (0,72), sendo o menor valor desde a SE 50 (06 a 12 de dezembro).

Arquivos Anexados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação