segunda-feira, dezembro 16A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

A Ascensão da Soja: de grão antigo a potência agroeconômica global

Do Oriente ao Brasil, a soja se consolidou como um dos pilares da economia agrícola mundial –
A Ascensão da Soja: de grão antigo a potência agroeconômica global

Embora tenha surgido no Oriente, a soja é atualmente uma das maiores forças da balança comercial brasileira e um dos principais pilares da economia agrícola mundial. Esse grão milenar, essencial na alimentação humana e fundamental na nutrição animal, tornou-se uma das commodities mais importantes nas últimas três décadas. Mas como esse grão se transformou em uma potência agroeconômica global?

Importância Alimentar e Industrial

A soja tem um papel central na alimentação animal. Se você consome carne de frango, suína ou bovina, ou ainda leite, ovos e outros subprodutos de origem animal, indiretamente, está consumindo soja. O grão é responsável por cerca de 70% das rações animais no Brasil, sendo a principal fonte de proteína barata e disponível em grandes volumes no mercado global.

Além de sua aplicação na nutrição animal, a soja é também amplamente utilizada na produção de alimentos como barras de cereais, maionese, sorvetes, achocolatados, leite, sucos e óleo de cozinha. Sua versatilidade vai além da alimentação, abrangendo ainda indústrias como cosméticos, medicamentos, combustíveis e tintas. Portanto, a soja é um ingrediente presente em diversos aspectos do cotidiano das pessoas em todo o mundo.

A Expansão do Cultivo Comercial

A soja começou a ganhar território gradualmente à medida que seu cultivo se expandia para novas regiões, com destaque para os Estados Unidos, pioneiro na produção comercial do grão, que se tornou um importante centro de inovação e pesquisa sobre a soja. No Brasil, o cultivo da soja se consolidou a partir da década de 1960, inicialmente voltado para a alimentação animal, especialmente para o abastecimento da crescente produção de carne de aves e suínos. Esse aumento na demanda por farelo de soja impulsionou o desenvolvimento do setor no país.

Pesquisa e Tecnologia no Desenvolvimento da Soja

Foi na década de 1970 que a soja no Brasil passou por uma revolução. O salto na área plantada, na produção e na produtividade foi impulsionado pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 1973, seguida pela criação da Unidade Embrapa Soja em 1975. O impacto das pesquisas tecnológicas foi decisivo para a superação de desafios ambientais, permitindo a expansão do cultivo para além das fronteiras da região Sul, até então a principal produtora do grão.

Com o avanço do conhecimento e da inovação, a soja brasileira conquistou o mercado global, tornando-se um dos maiores produtores mundiais do grão. Na safra 2023/2024, o Brasil foi responsável por 37% da produção mundial de soja, consolidando-se como líder global, seguido pelos Estados Unidos e Argentina.

Um Século de Expansão

A história do cultivo da soja no Brasil é celebrada no MEA – Memorial da Evolução Agrícola, localizado em Horizontina/RS, no Noroeste do Rio Grande do Sul. A região foi pioneira no cultivo da soja no país e foi palco das primeiras inovações em mecanização agrícola. Em 2024, o Brasil comemora os 100 anos do cultivo comercial da soja, uma trajetória de pioneirismo, investimento, pesquisa e tecnologia que transformou a soja brasileira em uma potência econômica e alimentar global.

Fonte: Portal do Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação