Parlamentar atuou, junto ao Governo do Estado, que assinou aluguel temporário entre Seduc e Assembleia de Deus –
O deputado Max Russi (PSB) foi fundamental nas tratativas que resultaram na assinatura do Termo de Cessão do novo espaço alugado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para atender a Escola Estadual André Luiz da Silva Reis, de Cuiabá. O documento foi assinado na última quinta-feira (16) pelo secretário da Seduc, Alan Porto e contou com a participação do pastor presidente da Assembleia de Deus, Silas Paulo de Souza e o vereador Sargento Joelson (PSB).
No total são 11 salas de aula locadas no Centro Educacional do Grande Templo, que pertence à Igreja Assembleia de Deus do bairro Bela Vista. A tratativa é devido às obras de melhoria que estão ocorrendo na unidade educacional, com o objetivo de evitar a remoção dos alunos para outras unidades, distantes das comunidades onde residem.
“Serão atendidos em torno de 300 estudantes e aqui a gente só tem a agradecer ao pastor por essa parceria. Obrigado, deputado Max, por ajudar a gente na condução desse processo junto a Assembleia Legislativa”, agradeceu o secretário.
Max Russi tem acompanhado os encaminhamentos junto ao vereador Sargento Joelson (PSB). No início do mês, se reuniram com o secretário adjunto executivo da Seduc, Amauri Monge, para efetivar os desdobramentos.
“Essa foi uma demanda trazida a mim pelo Sargento Joelson. Tivemos uma grande reunião com representantes da igreja Assembleia de Deus também. Então está sendo locado pelo estado o Grande Templo, para que os alunos possam estudar ali e não ter essa remoção. É uma grande alternativa, os pais gostaram e a comunidade escolar também gostou”, complementou
Parte das turmas da Escola André Luiz da Silva, que somam 539 estudantes, está sendo atendida em salas anexas à Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, que também está localizada na região do Bela Vista.
A assinatura do termo é alívio certo para Gilberto Mariano dos Santos, pai de um dos alunos da André Luiz. Ele, que esteve acompanhado a demanda desde o início, e atribuiu a conquista à atuação de Russi, junto ao vereador.
“O deputado Max é um parceiro nosso. O Sargento Joelson levou essa causa a ele (Max Russi), que prontamente nos atendeu e em 24 horas já fez encaminhamentos com o secretário e em um tempo de 15 dias foi resolvida toda essa situação”, ressaltou
Educação – Em seu último mandato, o deputado Max Russi, atual primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, ampliou diálogo com as pautas educacionais. Em diversas regiões do estado, por exemplo, escolas estaduais receberam aparelhos de ar condicionado para a climatização das salas de aula, a partir de emendas parlamentares Russi.
Para se ter uma ideia, São Pedro da Cipa, Dom Aquino e Alto Taquari também foram contemplados com aparelhos de ar condicionado. Um dos últimos levantamentos aponta um total superior a R$ 1,5 milhão em investimentos para esses municípios.
Escolas de lata – Em 2019, após uma cobrança do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, a Seduc encerrou as atividades das “salas de aulas de lata”. Os módulos metálicos foram retirados de funcionamento e os alunos, que eram atendidos nessas estruturas com deficiência na ventilação, foram redimensionados.
Na época, estavam em funcionamento 41 estruturas divididas entre 12 escolas, localizadas nos municípios de: Campo Verde, Sapezal, Sinop, Santo Antônio de Leverger, Vila Rica, Confresa, Rosário Oeste, Barra do Bugres e Cuiabá.