Entidade renomada no setor de saneamento básico no país, o Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), retorna com a premiação “Casos de Sucesso e Inovação & Tecnologia — Saneamento Básico”, após o hiato provocado pela pandemia.
O evento premiou municípios que estão avançando dentro de alguns indicadores de saneamento básico.
Cuiabá (MT) é uma das cidades premiadas na categoria “Municípios do Ranking do Trata Brasil com exemplos positivos na evolução do investimento médio por habitante nos últimos 10 anos”. Deste modo, a cidade foi uma das convidadas para discorrer sobre os esforços realizados para tornar-se um dos destaques no país nos investimentos médios por habitante de 2011 a 2020.
Quadro 1 — Evolução de Cuiabá em investimento médio por habitantes entre 2011 e 2020
Investimento Médio por Habitante do Período – R$ 214,13 Variação Absoluta do IN046 – Índice de Esgoto Tratado –35,08 Variação Absoluta do IN056 – Índice de Atendimento Total de Esgoto – 23,85 Variação Absoluta do IN049 – Índice de Perdas na Distribuição – – 0,64 Variação Absoluta do IN051 – Índice de Perdas por Ligação – 104,23 Variação Absoluta do IN055 – Índice de Atendimento Total de Água- – 0,08 |
Fonte: SNIS
De acordo com informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, a média de investimento por habitante na cidade foi de R$ 214,13. Cuiabá é um dos exemplos positivos no país neste indicador, no qual o valor investido pelo município durante os últimos 10 anos refletiu no avanço dos indicadores de acesso de saneamento básico, principalmente, na evolução de esgotamento sanitário — como é possível observar na tabela acima.
Para a Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, iniciativas como essa possibilitam incentivar outros municípios para que a universalização do saneamento seja alcançada o quanto antes. “O prêmio criado pelo Instituto Trata Brasil reconhece os esforços dos municípios perante a uma agenda desafiadora. São vários indicadores analisados e usamos nosso Ranking do Saneamento como critério, portanto, são cidades que de alguma forma já estão avançando há tempos e estamos monitorando constantemente”.