Please enter banners and links.
Declínio na Produção e Agrosserviços Afeta Mercado de Trabalho, Apesar do Crescimento no Setor de Biodiesel –
A cadeia produtiva da soja e do biodiesel iniciou 2024 com uma diminuição de 4,65% na população ocupada, totalizando 2,28 milhões de trabalhadores. Este recuo reflete a retração observada no PIB da cadeia, que também enfrenta desafios.
De acordo com um levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a redução no emprego está ligada aos resultados negativos nas áreas de produção de soja e agrosserviços. Apesar dessa queda, o impacto foi parcialmente compensado pelo crescimento do emprego nas indústrias, especialmente no setor de biodiesel, que tem demonstrado expansão significativa.
Embora tenha ocorrido uma diminuição, as participações da cadeia produtiva da soja e do biodiesel na população ocupada do agronegócio, que é de 9,69%, e na economia brasileira, com 2,28%, permanecem entre as mais altas da história. Isso evidencia a importância contínua desse setor para o mercado de trabalho nacional.
O Cepea destaca que a quebra na safra de soja e os efeitos negativos nos agrosserviços foram os principais fatores responsáveis pela redução na população ocupada. Em contrapartida, o desempenho positivo do setor industrial, impulsionado pela demanda crescente por biodiesel, ajudou a amenizar o impacto da queda no emprego.
Fonte: Portal do Agronegócio