sexta-feira, julho 12A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Papa emite um raro pedido de desculpas por suposto uso de palavra homofóbica em italiano

Please enter banners and links.


Papa Francisco não teve a intenção de usar linguagem homofóbica e pede desculpas a qualquer pessoa ofendida, afirmou o Vaticano –

Amplamente citado como tendo usado uma palavra altamente depreciativa para descrever a comunidade LGBT, o papa Francisco não teve a intenção de usar linguagem homofóbica e pede desculpas a qualquer pessoa ofendida, afirmou o Vaticano nesta terça-feira.

“O papa nunca teve a intenção de ofender ou se expressar em termos homofóbicos, e pede desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pelo uso de um termo relatado por outros”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em comunicado enviado por email.

A mídia italiana noticiou na segunda-feira que Francisco usou o termo italiano “frociaggine”, que pode ser traduzido como “bicha” ou “viado”, ao dizer aos bispos italianos que continuava a se opor à admissão de gays no sacerdócio.

O site italiano de fofocas políticas Dagospia foi o primeiro a informar sobre o suposto incidente, que teria ocorrido em 20 de maio, quando o pontífice se reuniu com bispos italianos a portas fechadas.

O jornal Corriere della Sera citou bispos não identificados que estavam na sala, sugerindo que o papa, como argentino, poderia não ter percebido que o termo italiano que ele usou era ofensivo.

Bruni disse que Francisco estava “ciente” das reportagens.

O porta-voz do Vaticano reiterou que o papa continua comprometido com uma Igreja acolhedora para todos, onde “ninguém é inútil, ninguém é supérfluo, há espaço para todos”.

Os comentários relatados causaram choque e consternação, mesmo entre seus apoiadores.

Vito Mancuso, um teólogo italiano e ex-padre, disse ao jornal La Stampa que a linguagem de Francisco foi “desprezível e surpreendente, pois destoa flagrantemente” de suas mensagens anteriores sobre questões LGBT.

https://www.terra.com.br/nos/papa-emite-um-raro-pedido-de-desculpas-por-suposto-uso-de-palavra-homofobica-em-italiano,d9a30efb81ce11c15c705cae5bc20563yszivsgs.html?utm_source=clipboard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: