domingo, junho 23A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Morreu o presidente do Irã ayatollah Ebrahim Raisi

Please enter banners and links.

Lusa –

Vários meios de comunicação estatais iranianos anunciaram hoje a morte do presidente Ebrahim Raisi e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão.

Ainformação foi avançada pela agência de notícias Mehr e pelo jornal governamental Iran Daily, mas ainda não existe uma confirmação oficial por parte das autoridades de Teerão.

O helicóptero que transportava Raisi foi localizado hoje numa montanha no noroeste do Irão, anunciaram os serviços de emergência, que admitiram ter pouca esperança de encontrar sobreviventes.  

Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã?

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, cujo destino se desconhece após um acidente de helicóptero hoje, lidera o Irão desde 2021, sempre ostentando um turbante negro e vestes clericais, num contexto de turbulência internacional e contestação interna.

Com 63 anos, o ‘ayatollah’ Raisi é considerado um ultraconservador e um partidário assumido da lei e da ordem.

Apresentando-se como defensor das classes desfavorecidas e da luta contra a corrupção, Raisi foi eleito a 18 de junho de 2021, na primeira volta de umas eleições presidenciais marcadas por uma abstenção recorde e pela ausência de adversários de peso.

Irã garante que morte de Raisi não vai causar “qualquer perturbação”

O Governo iraniano confirmou hoje a morte do Presidente Ebrahim Raisi, na queda de um helicóptero no noroeste do país, mas garantiu que o desastre não irá causar “qualquer perturbação na administração” do Irão.

“O Presidente do povo iraniano, trabalhador e incansável, (…) sacrificou a sua vida pela nação”, disse o executivo de Teerão, num comunicado após a primeira reunião desde o acidente.

“Garantimos à nossa nação leal, grata e amada que, com a ajuda de Deus e o apoio do povo, não haverá a menor perturbação na administração do país”, acrescentou o Governo do Irão.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: