sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Turquia não apoia junção da Finlândia e Suécia à OTAN, diz Erdogan

Please enter banners and links.

Para Erdogan os países nórdicos são “lugar de muitas organizações terroristas” –
Turquia não apoia junção da Finlândia e Suécia à NATO, diz Erdogan

 Noticia ao Minuto BEATRIZ CAVACA

Opresidente da Turquia, Tayyip Erdogan disse, esta sexta-feira, que não é possível para a Turquia, como membro da NATO, apoiar os planos da Suécia e da Finlândia para aderir à aliança atlântica. Segundo o governante, os países nórdicos são “lugar de muitas organizações terroristas”.

“Estamos a acompanhar os desenvolvimentos em relação à Suécia e Finlândia, mas não temos visões positivas“, afirmou Erdogan numa conferência de imprensa em Istambul, acrescentando que foi um erro da NATO aceitar a Grécia como membro, no passado.

A Turquia tem apoiado oficialmente o alargamento desde que aderiu à NATO há 70 anos e qualquer decisão sobre o alargamento deve ser aceite por unanimidade entre os seus membros atuais, algo que, neste caso, o país não está disposto a aceitar.

“Não queremos repetir erros semelhantes [referindo-se à Grécia]. Além disso, os países nórdicos são um lugar de muitas organizações terroristas“, disse Erdogan.

Salienta ainda, que estas ditas “organizações terroristas” são inclusivamente “membros de parlamentos em alguns países” e por esse motivo, “não é possível que sejamos a favor“, refere.

Segundo a NATO a adesão à organização está aberta a qualquer “estado europeu na posição de promover os princípios do Tratado e contribuir para a segurança da área do Atlântico Norte”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: