sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

PF conclui investigação das onças mortas no Pantanal

Please enter banners and links.

Agência PF –

As investigações eram relacionadas à morte de duas onças e outros 18 animais por suspeita de envenenamento na região do Abobral, Pantanal Sul Mato Grossense, em Corumbá/MS –

img3.jfif

Corumbá/MS – A Polícia Federal concluiu as investigações relacionadas à morte de duas onças e outros 18 animais por suspeita de envenenamento na região do Abobral, Pantanal Sul Mato Grossense, em Corumbá/MS.

Os fatos vieram ao conhecimento da Polícia Federal em 15/06/2021, uma vez que dias antes, uma equipe do Instituto REPROCON (reprocon.org), realizou incursão em campo para rastreamento do colar de GPS instalado em um dos animais monitorados pelo grupo pois, o colar em questão havia emitido sinal referente ao sensor de mortalidade. O equipamento foi localizado e junto a ele, o cadáver do animal, tratando-se de uma onça-pintada, já em estado avançado de decomposição.

Nas proximidades do animal morto monitorado, havia uma outra onça também morta e outros 18 animais na mesma situação, o que levantou a suspeita de envenenamento.

Na ocasião, foi colhido material da onça (porção de fígado de onça macho), que foi encaminhado para exame pericial em Brasília/MS, cujo resultado confirmou a presença de “carbofurano”, um agrotóxico de venda proibida no Brasil desde 2017 por ser extremamente tóxico, mas facilmente encontrado no Paraguai. Conforme aponta esse mesmo laudo, o uso do “carbofurano para envenenamento intencional de animais domésticos e selvagens tem sido frequentemente descrito em publicações científicas, como um dos praguicidas mais comuns para esse fim”.

Com a conclusão das investigações, os responsáveis foram identificados e indiciados pela morte das onças e dos demais animais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Corumbá/MS

img1.jfif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: