terça-feira, abril 16A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Audiência pública debate a formação do Índice do Leite Cru

Please enter banners and links.

Objetivo da discussão, proposta pelo deputado Gilberto Cattani, foi criar mecanismo para que produtores de leite de Mato Grosso não tenham prejuízos –

CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA –

A audiência foi solicitada e presidida pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

Atendendo a um pedido de socorro dos produtores de leite do Estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma audiência pública para debater a formação do Índice do Leite Cru (ILC) no estado, nesta segunda-feira (21). A audiência foi solicitada e presidida pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

De acordo com o parlamentar, o ILC é uma forma de saber quanto custa o litro de leite para o produtor não ter prejuízo em sua produção, fato que ainda ocorre com a maioria dos produtores de Mato Grosso e do Brasil.

“A audiência foi o passo inicial para criarmos em Mato Grosso o Índice do Leite Cru, que é descobrirmos quanto custa o litro de leite aqui no Estado. É fazermos uma matemática de quanto de soja vamos precisar, o quanto de milho nós vamos precisar, o quanto de mineral vamos precisar e o quanto que isso custa para produzir um litro de leite. A partir deste parâmetro, nós temos como saber quanto que o leite tem que valer para que o produtor possa ter lucro. É uma forma de valorizar os produtores de leite, seja ele médio ou pequeno aqui do Estado”, explicou o parlamentar.

Representantes de produtores de leite de todo o Mato Grosso e de outros estados participaram da audiência e falaram das dificuldades que  o setor enfrenta hoje.

“A situação do produtor hoje é precária. Nós estávamos esquecidos no campo e não tínhamos ninguém que defendesse a classe leiteira e o leite cru, que dá vários derivados do leite. A dor do produtor não é só na região Oeste, mas no Estado todo e no resto do Brasil, porque ninguém nunca foi atrás em ajudar o produtor. Acredito que com esta iniciativa, vamos avançar para que o setor melhore”, disse o presidente da Associação dos Produtores de Leite da Região Oeste de Mato Grosso (APLO-MT), Luciano Rodrigues. 

Além dos representantes do setor, também participou da audiência, de forma remota, o deputado federal Major Vitor Hugo (União Brasil-GO), presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), que manifestou apoio a iniciativa de Cattani. “É muito importante termos este debate em Mato Grosso, assim como no país inteiro para que este setor se fortaleça. O produtor de leite precisa desta ajuda para conseguir sobreviver”, frisou.

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV), que também participou da audiência, lembrou que existem outras frentes na Assembleia Legislativa que vão contribuir ainda mais com o setor leiteiro. “A Assembleia vai ajudar primeiro com a CPI requerida pelo Cattani, que já foi criada e que será instalada em breve. Vamos contribuir também com esta questão de se chegar ao Índice do Leite Cru aqui em Mato Grosso”, concluiu. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: