quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

MT é o estado que mais cria postos de trabalho e graduação garante melhores colocações

Please enter banners and links.

Estado gerou 66,8 mil novos empregos e tem a terceira menor taxa de desocupação do país. Melhores salários e espaço no mercado são ocupados por quem possui nível superior –
 

O Mato Grosso é apontado como o estado que mais gerou empregos formais do Brasil entre 2020 e 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e tem a menor taxa de desempregados do país, se considerarmos os empregos sem carteira assinada, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad/IBGE). Os melhores saldos foram registrados nos setores de Serviços (3.126 novas vagas), Construção (1.157) e Indústria (1.118).
O coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Cuiabá (Unic) e pesquisador sobre o assunto, Ederaldo Lima, explica que a região possui grande potencial econômico, por se tratar de um estado rico em oportunidades. “Esses números demonstram que, apesar de ser conhecido como um estado de vocação agro, o Mato Grosso possui desenvolvimento e oportunidades em diversas áreas”, explica. O coordenador, porém, destaca a necessidade da formação profissional para quem quiser aproveitar as chances. “Temos uma dinâmica particular, onde as tecnologias criam novas demandas todos os dias e exigem cada vez mais profissionais capacitados e atualizados”, comenta.
Ederaldo cita também os dados da 3ª Pesquisa de Empregabilidade realizada pelo Instituto Semesp, que ouviu mais de 3 mil egressos do ensino superior em todo o Brasil e apontou que, para 82,2% deles, houve melhoria na vida pessoal ou profissional após a conclusão da graduação — sendo que para 24,9%, as melhorias foram salariais. Ainda de acordo como Semesp, quem possui um diploma de ensino superior pode ter um salário até 182% maior.
“Sem dúvidas, quem possui um diploma ou está em busca de um, sai na frente e tem maiores chances de conseguir bons salários. Não é apenas sobre ter opções de emprego, mas sim, boas oportunidades. As melhores vão para quem está preparado para ocupar o cargo. Hoje, a tecnologia exige que os profissionais se desenvolvam, então quem busca e opta por ensino que atenda isso certamente se destaca”, diz o professor.
Ederaldo acredita que o leque de cursos existente no estado contribui diretamente para o atendimento da demanda, evitando que empresas precisem recorrer a profissionais que são de fora. “Temos um movimento forte de reaquecimento no setor de Indústria e Construção. Com isso, por exemplo, as carreiras como Engenharia Elétrica, Civil e Mecânica são boas opções”, afirma.
Além disso, aponta que os cursos voltados para as profissões do futuro abrem portas para diversos caminhos, seja como empregado ou como empreendedor. “Em qualquer uma dessas situações, será preciso unir conhecimentos práticos aos que são fornecidos dentro de sala de aula. Isso faz a diferença quando falamos de sucesso e espaço no mercado. Independente do ramo, com o tempo, a pessoa vai precisar de informações que só uma graduação traz”, avalia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: