sábado, abril 20A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

MEC lança formação específica para diretores escolares

Please enter banners and links.

Ministério da Educação

Os diretores da rede pública de Educação Básica têm uma grande oportunidade em 2022 para aperfeiçoarem a gestão escolar. Basta se inscreverem em uma formação gratuita, de 80 horas, oferecida pelo Ministério da Educação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Avamec, no endereço https://avamec.mec.gov.br. A iniciativa atende a uma demanda por técnicas de qualificação da gestão das escolas para que atinjam os objetivos pedagógicos.  

Esta formação recebeu 30 mil inscritos em menos de dois meses. “Nosso objetivo é mostrar a importância da gestão escolar para o sucesso da construção do conhecimento que é realizada dentro da sala de aula”, afirma o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB). A formação destaca a sala de aula como elemento central que recebe suporte de toda a gestão estratégica educacional.

Além do conteúdo teórico, a formação direciona para links e leituras complementares, gerando reflexões por meio de histórias com exemplos de rotina do cotidiano escolar. Um dos assuntos apresentados é a legislação educacional e os conceitos estruturantes da administração. Além disso, são analisadas as diferenças entre gestão educacional, escolar, pedagógica e dos processos de aprendizagem. Os profissionais também poderão conhecer melhor o que é e qual a importância dos indicadores educacionais e as principais avaliações externas realizadas no Brasil.

A sala de aula será estudada, desde a sua estrutura física e pedagógica até as especificidades dos estudantes. Por fim, os gestores educacionais irão se aprofundar no tema Liderança, refletindo sobre as relações interpessoais e a mediação de conflitos.

Avamec

A Plataforma Avamec conta hoje com 161 cursos gratuitos oferecidos a professores, diretores escolares, estudantes, técnicos e outros profissionais da educação, superando a marca de 3 milhões de cursistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: