quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Jogos: casos de covid-19 estão em faixa controlável, diz organizador

Please enter banners and links.

Cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno será às 9h de sexta (4) –
Reuters * – Pequim

A situação da covid-19 nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim está dentro da “faixa controlável esperada”, apesar do aumento de casos positivos detectados, disse nesta terça-feira (1º) Huang Chun, vice-diretor geral do Escritório de Prevenção e Controle de Pandemia da Olimpíada da China.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 registrou 200 casos de covid desde 23 de janeiro entre chegadas ao aeroporto e aqueles na bolha de “circuito fechado” dos Jogos que separa todo o pessoal do evento, incluindo atletas, do público.

“À medida que mais pessoas estão entrando na China, os casos importados de covid-19 estão aumentando”, disse Huang Chun, em uma entrevista coletiva.

Huang afirmou que o aumento de casos também foi resultado de técnicas de detecção de covid-19 mais eficazes e precisas pelas alfândegas.

Os organizadores relataram 24 novos casos de covid-19 entre pessoas relacionadas aos Jogos em 31 de janeiro, das quais 16 são atletas.

Muitos atletas foram excluídos dos Jogos de 4 a 20 de fevereiro após testarem positivo na chegada ao aeroporto, enquanto outros assintomáticos estão em isolamento.

Três dos 414 membros da delegação canadense em Pequim foram impactados pelos protocolos da covid-19 na China, disse o Comitê Olímpico Canadense em comunicado nesta terça-feira (1º).

“Parte de nossa estratégia era chegar cedo para dar tempo para os testes de confirmação e, se necessário, o desenvolvimento de processo do Painel de Especialistas Médicos”, afirmou.

Um dos casos positivos é um atleta, embora o comitê canadense não tenha divulgado o nome por questões de privacidade.

“Chegar às Olimpíadas nunca é fácil e desta vez, como uma mãe nova, foi mais desafiador”, escreveu Elana Meyers Taylor, três vezes medalhista olímpica de bobsled, nas redes sociais de seu hotel de isolamento.

A China vê as medidas rigorosas de controle da covid-19, incluindo testes frequentes de ácido nucleico, como forma de ajudar a prevenir casos agrupados dentro do circuito fechado.

“[A situação da Covid-19] está geralmente dentro da nossa faixa controlável esperada. Portanto, os participantes dos Jogos, incluindo atletas, e o público chinês não precisam se preocupar”, disse Huang.

Reportagem adicional de Hritika Sharma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: