sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Centro de Testagem registra boa procura e população elogia serviços prestados

Please enter banners and links.

Foto: Davi Valle

NATHANY GOMES/ROBERTA PENHA –

Em seu primeiro dia de funcionamento, na quarta-feira (9), o Centro de Testagem da Covid-19, localizado em anexo à Policlínica do Coxipó, na Capital, registrou uma boa procura por parte da população. No período matutino o movimento foi mais tranquilo, por outro lado as vagas disponibilizadas no período vespertino foram completamente preenchidas. O local foi inaugurado na noite desta terça-feira (08) pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante transmissão ao vivo em redes sociais. 

A medida adotada pelo gestor tem como base a curva acentuada de contaminação do vírus, acompanhada dos surtos gripais, aumentando consideravelmente a busca por testes rápidos nas unidades municipais de saúde. Após uma série de análises e estudos técnicos, o Executivo Municipal, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se mobilizaram, contemplando primeiramente a região Sul. 

O prefeito afirmou que o posto tem como finalidade intensificar o controle da doença viral por meio da testagem em massa da população, ampliando de ponta a ponta a oferta na cidade. “Estamos espalhando por toda a Cuiabá os postos. Aqui na grande Coxipó estamos dando início a testagem da região sul. Parabéns a toda equipe e agradeço a dedicação, garantindo conforto e dignidade para todos que vierem aqui”, destacou Pinheiro. 

Mairce Ribeiro, que foi uma das primeiras a comparecer ao local, elogiou a estrutura e disse que foi muito bem atendida pela equipe. “Me ajudaram com o cadastro no posto de saúde da Lixeira e agora eu estou aqui. Está tudo muito bem organizado, estou gostando muito. Estou com os sintomas e decidi fazer o teste”, contou. 

Os atendimentos no Centro de Testagem funcionam apenas com agendamento prévio pelo site: https://testerapidocuiaba.com.br/ (confira o passo a passo aqui), válido apenas para o dia e hora marcados. Aqueles que não comparecem na data, deverão repetir a prática, agendando novamente. 

Em casos de resultados negativos, os dados do paciente ficarão bloqueados por sete dias e uma nova testagem só poderá ser repetida após este período, em conformidade com o ciclo do vírus. Para os positivos, após cumprir o isolamento domiciliar e ingerir a medicação, caso seja receitada, fica dispensável a necessidade de reteste. Um novo teste só será permitido após o prazo de 90 dias [três meses]. 

O polo tem capacidade para promover até 200 testes rápidos por dia, o que contabiliza mil por semana. O local é composto por três recepções, salas de triagem, consultórios médicos, respectivamente, e uma farmácia. 

Para pacientes que precisarem de exames, os de raio X estão sendo direcionados à Policlínica do Coxipó e os de tomografia para a unidade referência de tratamento do coronavírus, o antigo Pronto Socorro, no bairro Bandeirantes. 

Já as unidades básicas, que também realizam a testagem, como os Centros de Saúde Grande Terceiro e Ana Poupina, continuam atendendo normalmente, disponibilizando 100 e 140 testes diariamente, bem como as unidades de Hora Estendida, Clínica da Família do CPA I, Centro de Saúde do Tijucal, Parque Ohara e Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, que realizarão 60 testes cada, das 08h às 21h. As demais unidades básicas farão 20 testes por dia. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, realizarão o total de 360/dia, atingindo a marca de 2.640 testes rápidos diários à disposição da comunidade, de segunda-feira a sexta-feira. 

A testagem tem como critérios pré-estabelecidos: pessoas que apresentarem sintomas por dois dias seguidos como: febre, dor de cabeça, calafrios, dor de garganta, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato; contato sintomáticos de pessoas que positivaram para Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: