sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

O milagre da multiplicação no período de plantio

Please enter banners and links.

É possível aumentar ao menos em 10% a produtividade com a adoção de tecnologias na fase de plantio. Estamos no auge da semeadura da safra verão e, garantir que a sua produtividade seja a maior possível e os seus custos o mínimo, é vital para os resultados depois que tivemos grandes perdas na safra passada devido à estiagem –

José Carlos Bueno –

O milagre da multiplicação no período de plantio

Questões climáticas, falta de infraestrutura e os altos valores dos insumos e serviços, estão na lista dos muitos desafios enfrentados pelos produtores brasileiros. Sendo assim, da porteira para dentro onde se tem o “controle da situação”, deve-se tirar o máximo de proveito para conseguir uma colheita farta e rentável. E isso só é possível com a adoção de tecnologia.

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que 84% dos produtores rurais usam pelo menos uma tecnologia digital em algum momento da cadeia produtiva. O levantamento ainda mostra que 67% dos produtores acreditam que, cada vez mais, a tecnologia digital será mais necessária para o planejamento das atividades no campo.

No Brasil, a Trimble oferta aos produtores um portfólio completo em soluções de plantio que vão desde sinais de correção que garantem repetibilidade e alto desempenho, até aplicação de insumos em taxa variável, onde é possível trabalhar com até seis materiais diferentes ao mesmo tempo com o máximo de precisão. Assim, é possível coletar e analisar dados, bem como aperfeiçoar o plantio e gerenciar todas as atividades desta importante fase, por meio de um celular. 

A tecnologia também permite uma análise precisa de fertilidade do solo ou até mesmo diagnosticar as áreas infestadas com plantas daninhas. Nesse caso, é possível aplicar insumos somente onde é necessário, evitando desperdícios e tornando a cultura mais sustentável.  As soluções de agricultura de precisão também evitam as habituais falhas de plantio, que prejudicam o crescimento saudável da plantação. Entre dezenas de outras funcionalidades, essas soluções fazem com que as operações de plantio sejam mais eficientes, eliminando desperdícios de insumos e gerando o esperado lucro. A tecnologia promove o “milagre da multiplicação”.

Esse conjunto de ferramentas agrícolas não é mero modismo. De fato, a tecnologia ajuda a vencer desafios como maximizar os rendimentos das colheitas, aumentar a produtividade e a lucratividade geral. Com a necessidade crescente de produção de alimentos, é imprescindível usarmos os recursos disponíveis de forma consciente e eficiente. A tecnologia de precisão é a grande aliada nessa jornada, e tudo começa no plantio. 

José Carlos Bueno é diretor-comercial da divisão agrícola da Trimble, referência mundial em soluções tecnológicas para agricultura de precisão.

Fonte: Assessoria de imprensa da Trimble

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: