quarta-feira, março 27A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Adoção de regramento próprio da Mata Atlântica ao Pantanal seria uma catástrofe, avalia Wellington Fagundes

Please enter banners and links.

Projeto de lei apresentado por Wellington Fagundes ao Senado da República propõe diretrizes nacionais e integração de planejamento e ação dos governos de MT e MS para conservação do bioma –

HAROLDO ASSUNÇÃO –

A propositura tem por escopo preencher ‘lacuna legal’ no ordenamento jurídico pátrio – já apontada pela Procuradoria Geral da República (PGR), autora de famigerada Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) – em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual requer medida extrema: tornar extensiva ao Pantanal a lei própria que dispõe sobre a preservação da Mata Atlântica – pleito danoso ao bioma pantaneiro, advertiu o senador Wellington Fagundes, presente à conferência na ALMT. 

A PGR pretende medida cautelar e acusa omissão do Congresso Nacional por não definir legislação para proteger a maior planície alagável da Terra – declarada Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Em razão disso, o senador solicitou audiência ao STF. 

“Isso seria uma catástrofe para a economia local”, avalia Fagundes. 

Segundo ele, as regras não podem ser iguais pois o Pantanal registra atividades econômicas diferentes, tais pecuária, agricultura familiar e turismo. A adoção das mesmas regras destinadas ao bioma Mata Atlântica poderia “inviabilizar a já combalida produção econômica historicamente adaptada ao ciclo das cheias e vazantes”, pondera.  

“Hoje, apenas algo em torno de um décimo da área pantaneira não são propriedades particulares – sobre os donos recai injustamente toda a responsabilidade pela preservação -, ainda assim e principalmente em razão do modo econômico há séculos adaptado à natureza, mais que a oitava parte do bioma está praticamente intocada pela ação humana”. 

O senador explica que o ‘Estatuto do Pantanal’ está estruturado no conhecimento de quem vive o dia-a-dia do bioma, somado ao peso de pesquisas científicas e contribuições de toda a sociedade civil. 

REGRAMENTO GERAL 

Conforme a explanação do consultor ambiental Gustavo Cerqueira, a propositura cuida de regulamentar o disposto pela Constituição Federal, artigo 225 – “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” -. e parágrafo 4º – “a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais”. 

O Projeto de Lei nº 5482/2020 também altera as disposições sobre licenciamento ambiental para empreendimentos econômicos previsão posta pelo legislador no artigo 36 da Lei 9.985/2000 – que disciplina o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. 

“Trata-se aqui de norma jurídica para regramento geral, de inquestionável competência legislativa da União”, explicou Cerquira – além de ressaltar o cuidado na elaboração da propositura, com valiosa colaboração do Poder Judiciário, precisamente a fim de futuramente evitar arguição de inconstitucionalidade ou qualquer questionamento ao STF por eventuais recalcitrantes insatisfeitos com as novas regras. 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

O Estatuto contempla objetivos, princípios e diretrizes gerais para promover o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase nas características do bioma e nos anseios do povo pantaneiro. Os 34 dispositivos, conforme expôs o consultor ambiental, incorporam os resultados dos inúmeros debates promovidos pela Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no bioma (CTE/Pantanal), que foi presidida pelo senador Wellington Fagundes. 

A partir do trabalho dessa comissão embrionária a CMA/Senado instituiu Subcomissão Permanente do Pantanal, para a presidência da qual o parlamentar mato-grossense foi aclamado pelos pares. 

Além das contribuições dos senadores e participantes das audiências públicas, foram acolhidas diversas propostas encaminhadas por entidades da sociedade civil, universidades, instituições de pesquisa, setores econômicos envolvidos e por representantes do Poder Executivo federal e estadual, assim como do Judiciário. 

“No momento em que o bioma Pantanal adquire rara visibilidade nacional e internacional, ainda que em razão de uma tragédia sem precedentes, temos a convicção de que essa proposta poderá desencadear importantes discussões que promovam o entendimento do Congresso Nacional e da sociedade brasileira sobre a conservação, a proteção, a restauração e a exploração sustentável desse bioma, razão pela qual contamos com o apoio de nossos pares para vê-la aprovada” – conclama o senador Wellington Fagundes. 

NOS DEDOS 

Após a explanação do consultor ambiental Gustavo Cerqueira, o desembargador Marcos Henrique Machado, do Tribunal de Justiça mato-grossense, na ocasião presidente da Mesa, passou a tribuna ao senador – que teve a fineza de ser breve e objetivo -, depois ao presidente da Casa anfitriã, deputado estadual Max Russi (PSB), o qual fez questão de destacar a presença de vereadores e lideranças representativas de vários municípios pantaneiros. 

Antes porém de passar a palavra, o desembargador fez notável ressalva ao lembrar dos idos em que ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE/MT), com a ênfase de que “desde aqueles tempos até hoje, é possível contar nos dedos de apenas uma das mãos os agentes políticos verdadeiramente comprometidos com a preservação do meio ambiente”. 

DOCUMENTO 

Para ler a íntegra do PL nº 5482/2020, segue o link. 

https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8912232&ts=1636205528627&disposition=inline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: