quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Outubro Rosa – 47% das mulheres aguardam o fim da pandemia para retomar rotina ginecológica

Please enter banners and links.

O Inca estima 560 novos casos em Mato Grosso até 2022. Especialista explica que nódulo identificado em autoexame aponta estágio avançado da doença

Pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), relacionada ao câncer de mama, revela que 47% mulheres entrevistadas aguardam o fim da pandemia para retornar à rotina de consultas médicas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados 560 novos casos para Mato Grosso até 2022, com uma taxa de incidência de 36,75 casos por 100 mil mulheres.

A ginecologista e professora do curso de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), dra. Aline Montresor, explica que o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. Diz que é também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população (IARC, 2020).

A especialista afirma que os exames de rotina são essenciais. “É importante saber as estimativas de casos para entender a magnitude da doença na região e poder preparar ações para mitigar os impactos. A identificação precoce faz parte deste cuidado”, comenta.

A especialista indica que as medidas para se proteger do coronavírus devem permanecer, ao mesmo tempo em que o rastreio do câncer de mama é feito, pois “o momento exige sim cuidados. O uso de máscara, álcool em gel e a aplicação da vacina, quando a convocação for feita, são as principais medidas para evitar contrair a covid-19. O que não pode acontecer é postergar o diagnóstico, já que sabemos que a detecção precoce muda completamente o prognóstico da doença, aumentando significativamente as chances de cura”, pontua.

A pesquisa feita pelo Ipec demonstra que 21% das mulheres não sabiam que o aparecimento de caroços nos seios, perceptíveis ao toque, significava que a doença já estava em estágio avançado. Sobre o autoexame, a professora explica que a postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo é importante e que pode sim detectar a doença, mas que, sozinho, não é suficiente. “O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal e desordenada de células. Quando o nódulo é perceptível ao toque, significa que a doença está em estágio avançado e as chances de cura são menores”, comenta.

A médica enfatiza que todas as mulheres devem visitar o ginecologista ao menos uma vez por ano. Assim como devem realizar a mamografia regularmente, após os 40 anos de idade. Lembra ainda que mulheres que apresentem maior risco devido a fatores genéticos; histórico de alterações benignas; ou hábitos de vida não saudáveis, devem iniciar a rotina de exames ainda mais cedo.

Aline diz ainda que a adoção de hábitos saudáveis contribui para a luta contra o risco da doença. Confira algumas dicas da especialista:

• Não fume;

• Evite o excesso de bebidas alcoólicas;

• Mantenha uma alimentação saudável;

• Pratique atividades físicas;

• Amamente. Alimento saudável para o bebê, o leite materno protege as crianças da obesidade infantil e a amamentação previne o câncer de mama nas mães;

• Evite a exposição a substâncias tóxicas no dia a dia, seja em casa ou no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: