quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Medicamento para o colesterol pode ser chave para tratar Covid-19?

Please enter banners and links.

 Notícias ao Minuto –

Um novo estudo dá conta que a utilização de estatinas pode estar associado a uma diminuição do risco de morte por SARS-CoV-2.

As esperanças de alguns cientistas viram-se agora para um medicamento usado no tratamento do colesterol. Um ensaio clínico levado a cabo por investigadores da Suécia e Austrália em quase um milhão de pessoas para estudar a relação entre o medicamento e a mortalidade por Covid-19 descobriu que o uso de estatinas pode trazer benefícios.

O estudo, divulgado na revista PLOS Medicine, concluiu que a utilização de estatinas diminui ligeiramente o risco de morte por SARS-CoV-2. “Os resultados estão de acordo com as nossas suspeitas e alguns estudos anteriores mostraram resultados semelhantes”, afirma Rita Bergqvist, co-autora do estudo e estudante de medicina no Karolinska Institutet, em Solna, na Suécia, ao Medical News Today.

O relatório foi baseado em informações dos registos de medicação prescrita e de mortalidade suecos. A equipa de investigação analisou dados de indivíduos com 45 anos ou mais que residem em Estocolmo. No total, foram recolhidos e monitorizados dados até 11 de novembro de 2020.

À luz dos dados recolhidos, dos 2.545 indivíduos analisados que vieram a por morrer devido à Covid-19, 765 tomavam estatinas, ao contrário de outras 1780 indivíduos. Quer isto dizer que 0,5% das pessoas que tomaram estatinas e 0,2% dos que não o fizeram morreram de Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: