quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Até 40%: o que está provocando o aumento do preço da energia elétrica na Europa?

Please enter banners and links.

RTP – Portugal –

Reuters

O preço da eletricidade vai aumentar, a partir de 1 de outubro em Portugal. O mesmo está acontecendo por toda a Europa. O valor dos preços continuam a subir e isso, em última instância, acaba refletindo na conta mensal de eletricidade.

Quais as razões para estes aumentos que em alguns casos chegam aos 40 por cento? Em primeiro lugar o preço da energia está aumentando por causa da retoma da economia. Depois do período de confinamento, provocado pela pandemia, a abertura da sociedade e o retomar dos negócios levaram a um aumento da procura. Assim funciona o mercado. Mais procura, menos oferta, preço mais alto.

As alterações no preço da energia têm ainda, um efeito mais notável porque, na Europa, no final do verão, os estoques de gás natural são reabastecidos e verificados pensando-se no próximo inverno. E este ano, devido a um inverno passado muito frio, esses estoques estão mais baixos do que o normal.

E isso acontece porque o fornecimento de gás da Noruega está abaixo dos níveis normais, devido a trabalhos de manutenção nas estações de processamento, e porque o fornecimento a partir da Rússia continua limitado.
O efeito direto no preço da eletricidade verifica-se porque 23 por cento dessa produção na União Europeia é gerada por gás.

A mudança do paradigma da energia, acentuado pelas alterações climáticas, tem igualmente uma ligação direta com o preço da eletricidade. Fecharam fábricas de carvão e dependência cada vez maior de fontes renováveis está expondo o problema nesta fase crítica.

A energia renovável, até certo ponto, é mais incerta do que a geração fóssil ou nuclear. A sua produção está dependente do próprio clima, podendo gerar em determinadas ocasiões mais eletricidade e noutras menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: