sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Saíram os vencedores da 11ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Água Boa (MT)

Please enter banners and links.

O criatório também conquistou a Medalha de Prata na mesma etapa, em 2020. Carlos Atílio de Negri, da Fazenda Bariri (Canarana/MT), recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação –
Saíram os vencedores da 11ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Água Boa (MT)

A 11ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021, realizada nos dias 9 e 10 de agosto, em Água Boa (MT), avaliou 193 animais, sendo 78 machos e 115 fêmeas. O Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos foi vencido pelo Sítio Sofia (Gaúcha do Norte/MT). O criatório também conquistou a Medalha de Prata na mesma etapa, em 2020. Carlos Atílio de Negri, da Fazenda Bariri (Canarana/MT), recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação. A propriedade recebeu a Medalha de Ouro, no ano passado.

“Avaliamos machos muito jovens nessa etapa. 85% deles possuíam dentição de leite (menos de 2 anos de idade) e todos, sem exceção, tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). 97,4% dos machos pesaram mais de 18 arrobas, o que levou a média de peso para 20,4 arrobas. Além disso, 58% dos animais tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

A Medalha de Ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi para Jacy Giacomolli, da Fazenda Serrana (Água Boa/MT). “Ficamos muito felizes pela participação e o resultado. Temos um projeto que trabalha com gado de cria, recria e engorda. A Medalha de Ouro evidencia a qualidade de nossos animais. Estamos satisfeitos pelo reconhecimento da associação em nosso trabalho”, pontua Jacy. A Fazenda Aleluia (Gaúcha do Norte/MT), de Marcelo Felix, recebeu a Medalha de Prata.

“O destaque entre as fêmeas é que 83% possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme, 87% delas tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 39% com dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Além, disso, 47% das fêmeas pesaram 14 arrobas, levando o peso médio para 13,8 arrobas”, completa Callejon.

A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). A 23ª edição do Circuito tem o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

Fonte: Texto Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: