sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Novos brigadistas mirins irão contribuir com o trabalho de prevenção aos incêndios

Please enter banners and links.

Foto: Jose Ferreira
Além do Coxipó do Ouro, o trabalho da Coordenadoria de Educação Ambiental será expandido para outros locais para novas capacitações de mais brigadistas mirins –

CAROLINA MIRANDA –

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável que integra a coordenadoria de Educação Ambiental, esteve na manhã desta quarta-feira (04), no distrito do Coxipó do Ouro de Cuiabá, para realizar o primeiro treinamento dos novos brigadistas mirins. O grupo formado por dez pessoas, entre crianças e adolescentes, na faixa etária entre 07 e 14 anos, será o responsável por atuar como multiplicadores na comunidade para contribuir com a diminuição de queimadas, além da erradicação da prática de atear fogo no lixo acumulados nas residências.

A gerente de Educação Ambiental, Gilda Helena da Silva, explicou que todos os cuidados necessários para o cumprimento das normas de biossegurança contra o coronavírus foram tomados, como o distanciamento entre os participantes, álcool gel nas mãos e o uso de máscaras de proteção. “Além dessa explanação, os brigadistas mirins estarão munidos de materiais informativos, panfletos explicativos, uniformes com identificação individual e cartões nas cores, verde, amarelo e verde para serem apresentados conforme o teor de cada infração. Vale lembrar que, a prática de colocar fogo é crime, independentemente do local ou região e o responsável será multado.  

Com os olhos atentos em cada detalhe, o agente Alex Botelho – coordenador de incêndios florestais da Defesa Civil Municipal explicou de uma forma prática, educativa e de fácil entendimento, sobre a teoria do fogo, o que é o fogo, quais são os tipos de fogo, as prevenções e o que pode e o que não pode ser feito em casos de incêndio. Além disso, eles tiveram a oportunidade de aprenderem na prática, o funcionamento de cada equipamento utilizado no combate direto ao fogo, o soprador, a bomba costal e os abafadores.

Jeferson Ferreira da Silva, 13 anos foi um dos primeiros a atuar com o soprador. Nem mesmo o braço engessado impediu o jovem  de iniciar suas atividades. “Foi muito legal, imaginava ser bem mais fácil, mais é bem pesado e ágil. Todo cuidado é pouco”, comentou Jeferson.

O professor aposentado, Antônio Virgílio da Silva, 64 anos, é um apaixonado em trabalhar com a educação infantil, acredita na expertise desse público sedento por informações, vai trabalhar em benefício a nossa região. “A curiosidade da criança é latente, Vive em busca de novas ideias e conquistas. Por isso, se ela for bem orientada, ela irá replicar as informações não só dentro da família como em toda comunidade”, disse.  

O subprefeito do Coxipó do Ouro, Juliano Coutinho, falou que o critério da escolha foi pelas crianças que moram mais próximas da vila e que sempre participam das atividades ofertadas pela prefeitura. Como não estão tendo aulas presenciais, f o acesso para participação das aulas é mais fácil. “Esse grupo de brigadistas mirins vai ajudar muito o nosso trabalho. Eles se sentirão os pequenos chefes do Coxipo do Ouro”, declarou Juliano.

Além do Coxipó do Ouro, o trabalho da Coordenadoria de Educação Ambiental será expandido para outros locais para novas capacitações de mais brigadistas mirins.

CONTATOS- Em casos de emergência, ligue 193 ou na Defesa Civil, pelo telefone – (65) 3623-9633 ou pelo watssapp – (65) 99310-8810.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: