sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

China acusa EUA de comportamento “hegemónico” após acusações de Kamala Harris

Please enter banners and links.

Vice-Presidente dos EUA acusa Pequim de coação e intimidação no Mar do Sul da China

Ilha Spratly no disputado Mar do Sul da China© Erik de Castro / Reuters Ilha Spratly no disputado Mar do Sul da China

A China acusou hoje os Estados Unidos de manterem uma postura “hegemónica”, em reação às declarações da vice-Presidente, Kamala Harris, que garantiu que Washington apoiará os seus aliados no Sudeste Asiático, face às “ameaças” de Pequim.

“Os Estados Unidos podem difamar, oprimir, coagir e intimidar arbitrariamente outros países sem pagarem por isso. Defendem o seu egoísmo e o seu comportamento hegemónico com base numa ‘ordem’ e ‘regras’, mas quantas pessoas acreditam agora nelas”, questionou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin, em conferência de imprensa.

“Vejam o que está a acontecer agora no Afeganistão, isto enviou um sinal claro para o mundo do que é a chamada ‘ordem americana’: intervir militarmente num Estado soberano, sem assumir responsabilidades pelo sofrimento causado ao seu povo”, acrescentou o porta-voz.

Segundo Wang, os Estados Unidos fazem “o que querem, sem levar em conta a opinião da comunidade internacional, inclusive a dos seus próprios aliados”.

Harris acusou hoje Pequim de realizar “ações intimidatórias” perto das ilhas Spratly e Paracel, cuja soberania a China disputa com o Vietname, Filipinas ou Malásia.

De acordo com a vice-Presidente dos Estados Unidos, Pequim está a “coagir e intimidar” para “reivindicar a grande maioria do Mar do Sul da China”.

Apesar da contundência das suas palavras contra Pequim, a vice-presidente dos Estados Unidos esclareceu que o seu compromisso de segurança com o Sudeste Asiático “não é contra nenhum país”.

Nos últimos anos, Pequim construiu instalações em ilhas artificiais que podem ser utilizadas para fins militares, o que gerou preocupação nos países vizinhos e nos Estados Unidos, que preconizam a livre navegação em toda a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: