quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Volta às aulas: ABNT orienta para uma retomada segura

Please enter banners and links.

Instituições de ensino poderão solicitar o Selo de Segurança para atestar a adoção de medidas sanitárias e de segurança em suas atividades

Com o anúncio de ampliação da retomada das aulas presenciais em agosto em grande parte das cidades brasileiras, as instituições de ensino tem reforçado os cuidados para proporcionar segurança e bem-estar de alunos, professores e colaboradores. Para auxiliar a comunidade escolar no processo de retorno seguro, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas conta com a Prática Recomendada PR 1004.

Os procedimentos recomendados nessa norma, estabelecem requisitos de ações que vão desde a saída do aluno de casa, até seu retorno recomendando adoção de horários diferenciados das atividades de aula, intervalos, refeição, atividades esportivas, utilização de máscaras de proteção com monitoramento do tempo de uso, bem como, a divisão de alunos em bolhas com no máximo 15 membros, que é fundamental para permitir o monitoramento e rastreabilidade de possível contaminação. A norma também recomenda procedimentos mais adequados sobre limpeza e higienização.

“A retomada das atividades escolares em condições seguras é essencial para o bem-estar e segurança dos alunos, dos professores e de toda a comunidade escolar, bem como de seus familiares. Apesar de as crianças terem baixo risco de ter o agravamento da Covid-19, podem ser potenciais transmissoras do vírus e levar riscos à saúde de outros indivíduos a sua volta. Por isso, é fundamental que as escolas tenham o compromisso de garantir segurança em suas operações”, explicou Mário William Esper, presidente da ABNT.

Vale ressaltar que a PR 1004-3 serve também para que as instituições verifiquem se os protocolos que já estão seguindo são seguros.

Selo de segurança ABNT

Para auxiliar as instituições de ensino a ter uma retomada segura, a ABNT implementou o Selo de Confiança emitido pela área de certificação.

As escolas podem solicitar a avaliação da implantação de medidas sanitárias e de segurança em suas atividades. A avaliação fica a cargo de auditores altamente capacitados que consideram os seguintes itens: administração, colaboradores, instalações físicas e procedimentos, incluindo os específicos para casos de suspeita de contaminação. Ao final do processo, a instituição recebe o Selo de Confiança.

Com a chancela da ABNT e sua reconhecida credibilidade, a escola consegue atestar aos pais e responsáveis pelos alunos o quanto está comprometida e preparada para este retorno seguro – proporcionando mais confiança e tranquilidade para todos.

Para ter acesso ao conteúdo completo das normas e práticas recomendadas, consulte o site www.abntcatalogo.com.br.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legas. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: