quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

SES orienta municípios sobre retomada de cirurgias eletivas pelo Programa Mais MT

Please enter banners and links.

Plano de retomada da SES traz práticas seguras dos procedimentos no Estado –

Rose Velasco e Fernanda Nazário | SES-MT –

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) elaborou um Plano de Retomada de Cirurgias Eletivas durante a Pandemia pela Covid-19. O documento traz orientações aos hospitais públicos e privados de Mato Grosso sobre o retorno consciente e seguro dos procedimentos de modo a ofertar assistência integral aos usuários do sistema único de saúde (SUS).

Conforme o plano, que está disponível no site da SES neste link, para retomar a realização dos procedimentos eletivos é de suma importância a unidade de saúde verificar a capacidade operacional hospitalar; a existência de Equipamento de Proteção Individual (EPI); disponibilzar teste de Covid para proteger a segurança da equipe e do paciente, além de priorização e agendamento de casos (critério de agendamento).

O Plano foi o precursor do Programa Mais MT Cirurgias, lançado na última quinta-feira (15.07) com a proposta reduzir drasticamente a fila por procedimentos eletivos no Estado. O programa visa realizar 138 mil procedimentos que serão custeados com um incentivo de aproximadamente R$ 105 milhões.

As cirurgias estavam suspensas no Estado desde março de 2020 devido a pandemia pela Covid-19 e foi retomada após publicação no Diário Oficial do Decreto N° 989, de 05 de julho de 2021. A autorização do retorno dos procedimentos eletivos considerou a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: