quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Profissionais de saúde alertam para a importância da vacinação contra a Covid-19

Please enter banners and links.

O tema foi discutido durante encontro dos gestores de saúde de Cuiabá com membros da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) –

HÉRICA TEIXEIRA –

A abstenção de  grupos prioritários da vacinação da Covid-19, em Cuiabá, foi um dos temas tratados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com membros da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), durante encontro, na terça-feira (6), na capital de Mato Grosso. Os profissionais reforçaram a importância de a população atender ao chamamento para a imunização.

Segundo o consultor nacional da Opas, Rodrigo Said, a vacinação é comprovadamente eficaz no combate às doenças. “A vacina é uma estratégia fundamental no controle da transmissão da doença. Todas as vacinas que estão sendo utilizadas no nosso país foram liberadas e licenciadas pela Anvisa, que é nosso órgão regulador. O que a gente precisa ter ciência é que a melhor vacina é a que está disponível neste momento”, enfatizou.

A comitiva da Opan é composta por médicos infectologista, profissionais epidemiológicos e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A cidade de Cuiabá é só mais um município visitado por membros da Opan, que já esteve também nos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Em Cuiabá, a abstenção chegou a 50% do público que estava agendado para vacinação, segundo a coordenadora de campanha da imunização, Valéria de Oliveira. Dentre os argumentos elencados, estava a preferência a uma determinada “marca” de vacina em detrimento da que estava disponível.

“Já registramos falta da metade do grupo que estava agendado. Tem acontecido casos da pessoa se recusar a tomar a vacina que estava disponível. Isso é muito prejudicial a todo o sistema de saúde, pois sabemos que o caminho para vencer a doença é somente com a imunização”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, desde que a Prefeitura de Cuiabá anunciou no final de junho, o pré-cadastro para o público de 18 a 49 anos, houve uma redução das faltas durante a semana, contudo, os agendamentos dos finais de semana e feriados continuam sendo afetados pelo não comparecimento da população.

“Atualmente as abstenções têm sido mais frequentes nos finais de semana e aos feriados, com aproximadamente 20% de faltas do total de pessoas agendas“, afirmou.

Dados

Em Cuiabá, desde o início da imunização contra a Covid-19, em janeiro deste ano, 292.316 mil doses já foram aplicadas, sendo 219.622 de primeira dose, 68.773 de segunda dose e 3.921 de dose única. Os dados são do Localiza Sus, sistema do Governo Federal, que registra as imunizações realizadas em todo o país.

A vacinação em Cuiabá é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, a capital dispõe de cinco polos de vacinação: Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: