sexta-feira, março 29A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Ciopaer completa 15 anos com investimentos, expansão e novas aeronaves

Please enter banners and links.

Unidade conta com 10 aeronaves, UTI Aérea, um hangar em Sorriso e deve receber mais duas aeronaves até setembro

Julia Oviedo | Sesp-MT –

– Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Em 19 de julho de 2006 o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) era criado, vinculado a então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), atual Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Desde então, o Ciopaer tornou-se referência em policiamento aerotransportado, por meio de investimentos, de expansão e aquisição de novas aeronaves.

Todas estas conquistas foram relembradas nesta segunda-feira (19.07), durante solenidade de comemoração do aniversário da unidade. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, relembrou sua primeira experiência com o Ciopaer, quando em 2008 estava na Sesp-MT. De lá para cá, segundo ele, muita coisa mudou.

“Nestes últimos dois anos e meio, o Governo do Estado conseguiu trazer para o Ciopaer três aeronaves chyennes, além do jato e do helicóptero, que chegam este ano. Praticamente é um Ciopaer novo com essas aeronaves, se compararmos com 2008, quando tínhamos apenas um helicóptero e algumas poucas aeronaves”, relembrou Bustamante.

O Ciopaer conta atualmente com uma frota de 10 aeronaves, sendo três helicópteros modelo AS 350 (Esquilo – Helibrás), e sete aviões, sendo um monomotor modelo Cessna 210, três bimotores Baron e três bimotores chyennes. Destes três chyennes, dois atendem como UTI Aérea, inaugurada no ano passado pelo governador Mauro Mendes.

Ainda estão previstas para serem entregues este ano mais uma aeronave e um helicóptero modelo AS 350 B3, também conhecido como “Esquilo”, que devem ser entregues ao Estado em setembro.

Outra grande conquista da unidade foi a expansão para o município de Sorriso (420 km de Cuiabá). A partir deste hangar, a base descentralizou sua atuação não só nas operações de segurança pública, mas também na fiscalização ambiental na região Norte do estado.

Ainda de acordo com o titular da Sesp-MT, “a unidade não tem como objetivo apenas o combate à criminalidade, mas também se mostrou fundamental com a UTI Aérea que tem salvado vidas, a distribuição de vacinas que tem levado acalento à sociedade e no combate às queimadas e incêndios florestais, junto com o Corpo de Bombeiros”.

Para o coordenador do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, o destaque foi para os homens e mulheres que fizeram da unidade o que ela se tornou atualmente. E agradeceu a cada um destes servidores e dos coordenadores anteriores a sua administração.

“Neste período grandes foram os avanços na aviação de segurança pública e os serviços prestados pela nossa unidade. Mas nesta oportunidade quero destacar a peça mais importante desta engrenagem, que são os nossos servidores. Nenhum avanço seria possível se não tivéssemos profissionais tão dedicados e comprometidos com a nossa missão”, destacou Chiroli.

Entrega de moedas

Também na solenidade foi realizada a entrega de moedas da unidade a cada uma das pessoas que contribuíram para o fortalecimento do Ciopaer. Foram homenageados os servidores da unidade, além do secretário Alexandre Bustamante, do adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes, dos comandantes da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis e do Corpo de Bombeiros Militar, Alessandro Borges e o delegado da Polícia Judiciária Civil, Marcos Veloso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: