quinta-feira, março 28A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Nova rodada de pesquisa mostra oscilação de candidatos e liderança de Emanuel mantida

Please enter banners and links.

Lucas Bólico

Foto: Olhar DiretoNova rodada de pesquisa mostra oscilação de candidatos e liderança de Emanuel mantida; confira Nova rodada de pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Olhar Dados em Cuiabá revela que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) vem mantendo a liderança isolada, com segura vantagem sobre os demais adversários neste começo de disputa.

Em comparação com os levantamentos anteriores, feitos no período de definição de candidaturas  e de pré-campanha, os percentuais de intenção de voto sofreram tímidas variações, insuficientes para alterar a colocação dos candidatos. O levantamento atual foi feito entre  26 e 28 de setembro e é o primeiro a revelar como se desenha o quadro neste começo de campanha, que oficialmente se iniciou no domingo (27).

Líder nas intenções de voto na pesquisa estimulada, modalidade em que o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado, Emanuel soma 38,2% da preferência do eleitorado. Nos levantamentos anteriores, ele aparecia com 38,7% e 39,5%. O segundo colocado continua sendo o ex-prefeito Roberto França (Patriota) com 13,9%. Nas rodadas anteriores, ele totalizou 13,5% e 14,5% respectivamente.

O terceiro colocado, vereador Abílio Júnior (Podemos), foi o que apresentou maior crescimento entre os três levantamentos: no primeiro, aparecia com 7,7%, no segundo subiu para 9,8% e agora chega aos 11,2%. Gisela Simona (PROS) também oscilou positivamente de 4,7% para 7,2% entre o primeira e a segunda rodada, mas nesta terceira aparece com 6,3%.

Candidato pelo PT, o ex-juiz federal Julier Sebastião aparece com 1,2%, seguido por Gilberto Lopes (Psol), com 0,5%, Aécio Rodrigues (PSL), que soma 0,3%, e Paulo Grando (Novo), que tem 0,2%. Os entrevistados que não responderam totalizaram 21,7% e os que declararam voto em branco ou nulo atingiram a marca de 6,6%.

Espontânea

O instituto também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam sem lhes apresentar uma relação de opções. Essa é a modalidade espontânea, na qual Emanuel também lidera, com 20,7%. A principal alteração neste cenário é que o vereador Abílio, com 5,6%, fica em segundo lugar, ultrapassando Roberto França, que soma 4,1%. Gisela Simona totaliza 2,1%, à frente de Julier Sebastião (0,5%), Gilberto Lopes (0,2%) e Paulo Grando (0,2%). Os que não responderam foram 62,1% e os que declararam voto em branco ou nulo totalizaram 4,5%.

A pesquisa

O levantamento Olhar Dados é produzido e publicado com exclusividade pelo portal Olhar Direto. Neste terceiro levantamento, o instituto realizou 605 entrevistas entre os dias 26 e 28 de setembro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.

O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição MT-03109/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

Fonte: Site Olhar Direto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: