sexta-feira, abril 19A NOTÍCIA QUE INTERESSA
Shadow

Na exportação, nem mesmo os cortes de frango escapam do forte recuo de preço

Please enter banners and links.

Nos dois primeiros terços de 2020, o preço médio alcançado pela carne de frango exportada pelo Brasil recuou perto de 13% –
Na exportação, nem mesmo os cortes de frango escapam do forte recuo de preço

Porém, dois dos quatro itens exportados registraram queda superior a essa média.

Um deles foi a carne salgada. Que embora mantendo relativa estabilidade no volume exportado (redução inferior a 1% comparativamente ao mesmo período de 2019), enfrentou queda de preço próxima de 20%, o que fez com que sua receita cambial recuasse praticamente na mesma proporção.

Mas a carne salgada contribui com apenas 4% da receita total do produto. Por isso, surpreende constatar que o segundo produto com maior queda de preço é aquele que responde por cerca de 70% da receita cambial da carne de frango, ou seja, os cortes de frango.

Até aqui, os cortes são o único item a apresentar evolução positiva no volume embarcado. Só que o acréscimo registrado é modesto (+2,34%), por isso insuficiente para neutralizar a queda de volume dos demais itens.

Além disso, porém, os cortes de frango sofreram retrocesso de quase 14% no preço médio. Como resultado, sua receita cambial recuou perto de 12%, atuando como agente principal da queda de receita das exportações de carne de frango.

Frango inteiro e industrializados de frango foram menos afetados pela queda de preço. Nada, porém, que minimizasse a perda de receita.

O frango inteiro experimentou redução de volume próxima de 5% e perdeu 9% de seu preço anterior, desempenhos que resultaram em uma redução de 13,5% na receita cambial. Já os industrializados, mesmo sofrendo recuo de, praticamente, 8% no preço, viram seu volume cair perto de 13%. O efeito foi uma receita cambial cerca de 20% menor.

Oportuno ressaltar que os números divulgados diferem de outras análises anteriores ou mesmo atuais, porquanto refletem atualizações recentes introduzidas pela SECEX/ME nos resultados de vários meses de 2019. Além disso, são números preliminares, ou seja, podem sofrer modificação a qualquer momento.

Fonte: AviSite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar um WhatsApp para a redação
%d blogueiros gostam disto: